Acupuntura, agulhamento a seco ou com substâncias anestésicas são outras opções de tratamento para pontos-gatilho. Elas consistem em inserir agulhas diretamente sobre o ponto-gatilho identificado. No caso do agulhamento a seco, o alívio vem através da própria agulhada no local certo.
Pontos de gatilhos são pontos de tensão acentuada que causam dor referida, ou seja, a dor em um local reflete em outra região do corpo. É possível sentir aquela região que se encontra mais 'dura', sensível ao realizar uma pressão com os dedos ou simplesmente passando os dedos levemente já se nota os locais tensionados.
Esses nódulos surgem devido ao alongamento ou encurtamento da fibra do músculo, que contrai e não consegue relaxar. Esta condição da musculatura causa tensão muscular e interfere na circulação sanguínea e oxigenação da área lesionada, provocando dor local e com a possibilidade de irradiar para outras regiões.
Trigger points, ou, Pontos gatilhos podem estar ativos ou latentes, sendo o ponto-gatilho ativo sempre doloroso ao toque, levando à perda de força muscular e de amplitude de movimento, e o latente indolor durante as atividades normais, porém sensível à palpação, podendo ser ativado quando o músculo está estirado, ...
É importante ressaltar que os pontos-gatilhos são característicos da síndrome dolorosa miofascial (SDM), enquanto os tender points estão presentes na fibromialgia. A SDM acomete ambos os sexos igualmente e caracteriza-se por trigger points assimétricos e contração local à palpação.
Existem diferentes abordagens que têm sido usadas incluindo ultrassom terapêutico, técnicas de compressão isquêmica, alongamento, agulhamento (dry needling), terapia manual e liberação miofascial. O fisioterapeuta é responsável pelas escolha de diferentes abordagens para cada caso especificamente.
Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica não inflamatória, caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas. Nessa doença, há pontos dolorosos específicos conhecidos como tender points (são descritos 18 tender points na literatura).
Na fibromialgia não existem anormalidades óbvias ao exame físico, assim como exames laboratoriais e radiológicos são normais. É frequente a associação com depressão, ansiedade, distúrbios do sono, cefaleias e outras síndromes funcionais.
18 principais pontos de dor da fibromialgia
O DIAGNÓSTICO DE FIBROMIALGIA É CLÍNICO, NÃO HAVENDO EXAMES QUE O COMPROVEM. O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo.
Além disso, a fibromialgia apresenta sintomas como:
7) é uma síndrome comum, na qual a pessoa tem como principal sintoma dores no corpo todo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.
O Médico Reumatologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento de pacientes com Fibromialgia.
Além das medicações, o tratamento fisioterápico é muito para a prevenção de deformidades. Nesse sentido, quem sofre a fibromialgia pode ter direito ao benefício por incapacidade temporário (auxílio-doença), quando estiver incapacitado temporariamente nos períodos em que a doença estiver ativa.
O Laboratório Teuto lançou neste mês uma apresentação genérica da pregabalina, medicamento que atua como ansiolítico, anticonvulsivante e no controle de fibromialgia. Segundo a empresa farmacêutica, esse é o mais novo produto do portfólio da companhia, entre os medicamentos controlados.
A amitriptilina é um antidepressivo, e antidepressivos são recomendados para o tratamento da fibromialgia.
Quais são os antidepressivos indicados na dor crônica?
Como é feito o tratamento
Em alguns casos, o médico pode recomendar uso de remédios para aliviar a dor e facilitar o sono. Além dos exercícios físicos comuns, existem algumas técnicas mais específicas para liberar a tensão muscular e relaxar. É o caso de fisioterapia, hidroterapia, massagem e acupuntura, por exemplo.
Com essa contração excessiva, os músculos e articulações acabam se sobrecarregando o que faz com que as dores sejam ainda mais fortes. Outro fator que também faz com que as dores piorem é a baixa oxigenação das regiões devido a contração muscular causada pela sensação de frio.
Remédios caseiros para Fibromialgia
O que evitar?
A pessoa que sofre de fibromialgia deve evitar alimentos que contenham cafeína, teína e outras substâncias estimulantes, uma vez que podem atrapalhar o sono, que nos pacientes com a síndrome já se encontra prejudicado.
A musculação moderada ajuda a aliviar os sintomas da fibromialgia. Incômodos constantes, fadiga e rigidez muscular faz parte do cotidiano de quem tem fibromialgia, até porque ainda não existe um tratamento realmente efetivo para silenciá-la.
Adote oito hábitos para conviver bem com a fibromialgia