É uma planta que produz frutos maiores que a famosa tangerina ponkan, podendo inclusive chegar a pesar mais de 1 kilo por fruto. Seu grande diferencial, além de um sabor doce e agradável é que a dekopon não possui nenhum caroço o que faz com que sua propagação seja exclusivamente por enxertia, o que garante a qualidade dos frutos e a precocidade da planta.
Sem dúvida, você pode ficar tentado a cultivar tangerinas a partir de suas tantas sementes. Com tudo, com toda certeza, as mexericas resultantes não produzirão os frutos tão esperados pelos cultivadores da espécie. Portanto, é muito melhor comprar as mudas de mexerica de um viveiro de sua confiança. Assim, a planta será enxertada e dará frutos dentro de um ano ou dois de crescimento.
As podas de contenção devem ser feitas sempre quando houver necessidade. A adubação deve ser feita três vezes ao ano, utilizando adubo orgânico e mineral, além de foliar como suplementação.
Outra opção de mistura é o esterco bovino na cova de plantio, juntamente com o fósforo, como adubação de plantio, onde deve-se preencher a cova com essa mistura. Importante deixar a mistura bem homogênea para facilitar o crescimento das raízes.
Além disso, o tamanho dos frutos é superior em relação a outras tangerias, ou seja, com peso médio de 400 g, podendo chegar a mais de 4,0 kg, com coloração laranja, fáceis de descascar, de sabor agradável, ricos em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina C, e de potássio, conferindo qualidade organoléptica superiores em relação às demais tangerinas.
Ressalta-se, ainda, que no amadurecimento das tangerinas ocorrem modificações externas e internas, desde a alteração da cor, o aumento nos teores de açúcares e a diminuição dos ácidos, que são o prenúncio dos estágios finais do desenvolvimento dos frutos.
Suas deliciosas tangerinas são consumidas principalmente ao natural, mas também podem ser utilizados na fabricação de sucos, geléias, bolos e doces. A maturação das frutas acontece principalmente durante o inverno, mas em pomares domésticos é possível obter frutos praticamente todo o ano.
As mexericas requerem um solo bastante fértil, permeável e profundo para o seu plantio. Além disso, é ideal que o solo não seja muito ácido, oscilando entre um pH de cinco a seis e uma reserva ampla de nutrientes.
A tangerina pode, por exemplo, melhorar a digestão, regular a pressão sanguínea, proteger o coração e reduzir o risco de câncer, diabetes e osteoporose. Conheça mais sobre a mexerica, esse fruto cítrico repleto de benefícios que pode crescer aí, no seu quintal!
Isso quer dizer que externamente essa tangerina altera sua coloração da casca, de completamente verde quando imaturos, para amarela ou laranja quando maduros. O que seria o aspecto a ser observado para o início da colheita é quando o fruto começa a mudar de cor, passando da verde para a cor amarela/alaranjada.
Por exemplo, a tangerina pode adiar os cabelos brancos por mais tempo. De fato, o corpo pode se beneficiar largamente das vitaminas da mexerica em termos estéticos. Enquanto a vitamina C ajuda o corpo a produzir mais colágeno, a vitamina A ajuda o cabelo a se hidratar.
A mexerica ponkan chegou ao Brasil no ano de 1892, junto dos imigrantes portugueses. Geralmente, a colheita é realizada entre os meses de maio e agosto. Contudo, a safra da tangerina pode se estender até o mês de setembro.
Assim, a recomendação técnica é realizar o cultivo de mudas enxertadas, que mantêm as mesmas características da planta-mãe e cuja produção começa em cerca de dois a três anos após o plantio.
A gratidão de se plantar frutíferas em vasos, é vê-las saudáveis e começando dar sua primeira carga de frutos. Apresento minha mexerica dekopon, uma variedade gigante e sem sementes, plantada num vaso de 50 litros que começou sua floração em meados e julho deste ano.
A técnica indicada é a de “T” invertido, com inserção da gema sob a casca do porta-enxerto, seguida de amarrio com plástico, material que deve ser retirado após o pegamento da gema, o que ocorre, em geral, 21 dias após efetivada a enxertia.
A dica mais importante para garantir a qualidade dessa fruta, entre os tratos e manejo da cultura em campo, é colhê-la no ponto certo, pois o período de maturação da fruta, para as condições nas mais variadas condições do brasil, ocorre de meados de abril, nas regiões mais quentes, até setembro, nas regiões mais frias, concentrando-se nos meses de maio e junho.
A tangerina “Dekopon” é uma fruta que ainda não é conhecida pela maioria dos mercados consumidores brasileiros e está em fase de pesquisa, mas vem ganhando espaço na citricultura devido às suas propriedades agronômicas e organolépticas.
Uma curiosidade em relação ao nome popular “tangor” é exatamente pela junção das duas frutas que deram origem ao fruto, pois em inglês tangerina significa tangerine e laranja significa orange, ou seja tang + or = tangor. Existem também outras variedades de tangor, como por exemplo a Tangerina Murcott, desenvolvida nos Estados Unidos.
Esse fruto cítrico hibrido é resultado de cruzamento de Kiyomi tangor (Citrus unshiu Marc. × Citrus sinensis Osb.) e ponkan (Citrus reticutata Bla), de acordo com Dias e colaboradores (2022).
Com tantos benefícios, você deve estar interessado em saber como plantar mexerica. Mesmo em climas mais quentes, é melhor escolher um local protegido para o plantio. Além disso, o crescimento das árvores de tangerina depende do sol, portanto, escolha um local ensolarado também.
A árvore de tangerina costuma frutificar (isto é, produzir frutos) dois anos após seu plantio. A vida produtiva da árvore é de cerca de vinte anos, arrecadando aproximadamente duzentos e cinquenta frutos por cada pé.
A fibra alimentar desta fruta também melhora a digestão, o que é positivo para o funcionamento geral do corpo. Além disso, várias doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos, podem ser evitados com o consumo adequado de tangerinas e outras variedades de frutas cítricas.