EQST

Como Avaliar Asma?

Como avaliar asma?

Em conclusão, o módulo de asma do questionário padrão do ISAAC é um instrumento válido e efetivo na identificação de pacientes com asma em estudos epidemiológicos. A pergunta sobre sibilos nos últimos 12 meses e o escore global do ISAAC são os critérios mais recomendados para o diagnóstico de asma.

Quais são os parâmetros de avaliação da gravidade da asma?

A asma pode ser classificada quanto à gravidade em intermitente e persistente leve, moderada e grave. Estima-se que 60% dos casos de asma sejam intermitentes ou persistentes leves, 25% a 30% moderados e 5% a 10% graves. Os asmáticos graves são a minoria, mas representam a parcela maior em utilização de recursos.

Quais são as opções terapêuticas para manutenção e controle da asma?

Em asma persistente leve: utilizar beta-2 agonista de curta duração por via inalatória para alívio dos sintomas; iniciar terapia antiinflamatória de manutenção (a primeira escolha é o CI, em dose baixa); são alternativas os antileucotrienos ou cromoglicato dissódico, especialmente em crianças.

Quando a asma é considerada controlada?

O pesadelo das pessoas com asma pode ser resumido em três etapas: falta de ar, tosse seca persistente e um “chiado” no peito. Quando esses sintomas se manifestam de uma só vez e sufocam a qualidade de vida é sinal que a doença está fora de controle.

Quais as manifestações clínicas da asma e a associação de causas que geram a crise de asma?

A asma é uma inflamação crônica das vias aé- reas que provoca um estreitamento (diminuição) dos canais de respiração (brônquios), causando tosse e dificuldade para respirar. Os tecidos das vias aéreas tornam-se sempre irritados, verme- lhos e inchados, além de mais sensíveis às partí- culas inaladas.

Quem faz o PCDT?

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentados importantes elaborados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, que direciona critérios para o trabalho médico, desde o diagnóstico de doenças, tratamentos e tecnologias necessárias, até o controle clínico e ...

Quais os achados no exame respiratório no diagnóstico de asma?

No exame físico, o achado mais frequente é a sibilância difusa à ausculta respiratória. Entretanto, como a asma é uma doença muito variável, pode não haver sibilância ou ela pode ser identificada apenas na expiração forçada.

O que é asma grave?

O que é Asma grave? Asma grave, ou asma grau 4, é a forma mais agressiva da doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.

O que é asma moderada a grave?

ASMA MODERADA: São aqueles pacientes que necessitam de maior quantidade de medicação para controle da asma. Podemos dizer que são aqueles pacientes que já usam corticoides inalados em doses moderadas com broncodilatadores de longa duração.

O que é asma não controlada?

Isso significa ter boas noites de sono, poder praticar atividades físicas e não necessitar de serviços de emergência por conta da asma. Crises que interrompem a rotina diária do paciente e prejudicam sua qualidade de vida podem ser um alerta de que a doença não está sob controle.

Qual o clima ideal para quem tem asma?

Geralmente quente e úmido, os verões eram considerados o tempo de folga dos pneumologistas. A maioria dos asmáticos prefere o calor e as chuvas, com as devidas exceções. No entanto, é exatamente no verão que abusamos do ar condicionado.