Procedimento: O procedimento das injeções intravítreas são realizadas no centro cirúrgico, geralmente com o paciente reclinado em uma cadeira. Primeiro, o olho e as pálpebras são anestesiados com gotas ou com um gel para que a injeção não seja muito dolorida. Às vezes, uma pequena injeção anestésica pode ser aplicada.
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.
Fotocoagulação com laser e criopexia (congelamento) são recursos terapêuticos para os casos em que não houve infiltração do vítreo pelo espaço que se abriu com a ruptura da retina. O objetivo é formar cicatrizes que interrompam a passagem do vítreo e favoreçam a fixação da retina.
O descolamento da retina é um problema grave e que necessita de tratamento urgente. Se suspeitar de poder ter um descolamento de retina deve entrar, urgentemente, em contacto com um oftalmologista, pois podem advir danos permanentes na visão, caso o descolamento não seja reparado nas primeiras 24 a 72 horas.
De acordo com o oftalmologista Plínio Boin, quando a retina está fragilizada, qualquer impacto pode fazer com que ela se descole novamente. "Dependendo do tipo de procedimento realizado, a pessoa não pode nem andar de avião, ou então, deve dormir de barriga para baixo.
A escolha do procedimento deve ser feita pelo médico oftalmologista que irá orientar os pacientes adequadamente.
Esta cirurgia é feita com a injeção de gás dentro do olho para que este obstrua o buraco ou a rasgadura da retina impedindo a passagem de líquido por ela e com isso propiciando tratamento do descolamento de retina.
Geralmente leva 6 a 12 semanas após a cirurgia do segundo olho para que o cérebro se adapte e a visão melhore completamente. Considerações sobre as lentes multifocais: Para muitas pessoas, este tipo de lente reduz, mas não elimina a necessidade do uso de óculos para leitura.
Para se retirar o óleo de silicone decorrente de uma cirurgia da retina, deve-se fazer uma vitrectomia posterior (também chamada de vitrectomia via pars plana). Assim, retira-se o óleo de silicone com segurança e também verifica-se o status da retina (se continua colada após a retirada do óleo).
Não há tempo específico para o óleo de silicone ser removido do olho. A maioria dos cirurgiões prefere deixá-lo no olho por um período mínimo de três meses. No entanto, se não causar complicações, pode ser deixado no olho indefinidamente.
Se a cirurgia estiver bem, na maioria dos casos, pegar peso não é proibido. O maior cuidado é evitar traumas. Porém, a retina deve ser avaliada para detectar se existe alguma alteração antes que seja dada alta ao paciente.
Depois de descolamento de retina pode fazer exercicio fisico, como:caminhar,nadar,correr,dançar,musculaçao,pois sinto muita dor? Depois da alta do tratamento cirúrgico sim. Recomendo que limite atividades de impacto físico ou de risco de trauma contuso aumentado no globo ocular, como por ex. jogar tênis.