A viscosidade cinemática (ν) é a relação entre viscosidade dinâmica (µ) pela densidade (ρ). Onde ρ é a massa específica, V é a velocidade do fluido, D é o diâmetro do tubo, µ é a viscosidade dinâmicado fluido e ν é a viscosidade cinemática do fluido.
Para medir a viscosidade, o copo é completamente imerso na amostra, retirado, e o tempo para o escoamento através do orifício no fundo do copo é medido. Embora este tipo de copo possa ser usado para medir a viscosidade diretamente em tanques ou recipientes, a medição ainda é aproximada.
O viscosímetro de Stokes, é um tubo de vidro contendo o líquido que desejamos determinar sua viscosidade. Nesse tubo, marca-se uma altura pré-determinada, e deixa-se cair uma esfera, de diâmetro conhecido, no interior do fluido. ... Com auxílio de um cronômetro, o tempo de queda das esferas foi aferido e anotado.
O que importa para um líquido flutuar sobre outro é a sua densidade e não sua viscosidade. O óleo é menos denso do que a água. ... Os dois líquidos não se misturam porque as moléculas da água possuem mais afinidade umas com as outras e são mais unidas - resultado do que a química chama de polarização elétrica.
A maneira mais simples e rápida para medir a viscosidade de um fluido é através do viscosímetro. Com ele, é possível verificar a condição específica de um óleo lubrificante e descobrir se o fluido é o ideal para a máquina que você deseja utilizar.
Tem um grau de viscosidade quente de 40oF, o que significa que é tão viscoso quanto 10w40 em altas temperaturas, mas menos viscoso do que óleos como 15w50.
Não é preciso abrir o óleo para testar o grau de viscosidade. Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. ... O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, ambos apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.
2 - Classificação SAE de viscosidade É aí que o bicho pega! Muitos já devem ter visto que todo óleo lubrificante possui os números, junto à letra, formando uma sigla, como “10w40, 15w30, 5w40”. ... Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso.
A diferença nas características dos óleos 5W30 e 5W40 é determinada pelo índice de viscosidade em altas temperaturas. O grau 5W30 em temperaturas elevadas tem maior fluidez e menor viscosidade em comparação ao óleo 5w40. ... Ao digitar temperatura de trabalho motor, o óleo 5W30 será mais fino e o óleo 5W-40 mais viscoso.
O 30 no primeiro tipo de óleo representa uma viscosidade que é mais baixa quando o motor está a funcionar a temperaturas elevadas do que o 40 no segundo óleo que tem uma viscosidade mais elevada. Se você está se perguntando qual óleo escolher entre 5w30 e 5w40, é melhor escolher 5w30.