Para isso, a comunidade precisa acreditar na escola que divide o espaço com ela. ... Além disso, os benefícios chegam até os alunos, pois a escola, ao se aproximar da comunidade, tem mais condições para atuar no desenvolvimento integral de seus alunos, oferecendo uma Educação que faça sentido e considerando sua trajetória.
Quem deve elaborá-lo e como deve ser conduzido o processo? A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Segundo especialistas, a elaboração do PPP deve contemplar:
Algumas estratégias para a Mobilização da comunidade escolar: elaboração de um livreto ou jornal (com imagens, dialogado) sobre o PPP, sua importância para a escola e a necessidade da participação de todos (pode-se, por exemplo, mobilizar estudantes para a elaboração do mesmo);
A gestão escolar participativa e democrática contribui positivamente com a qualidade do ambiente escolar, tendo o gestor à frente da escola como líder que apoia estabelecendo as prioridades, além de organizar, avaliar e participar dos resultados das aprendizagens dos alunos (Lück, 2005).
Dentre duas ações interventivas que promovam a integração da escola, da família e comunidade, pode-se citar: reuniões periódicas com família na escola; realização de eventos educacionais abertos ao público.
Ligação entre família e escola
A família é o primeiro universo que a criança tem contato, logo após é a escola, por isso ambas as instituições devem ter uma relação de confiança, pois é isso que a criança necessita para melhorar seu processo de aprendizagem.
Há diversos benefícios da proximidade entre a família e a escola, um deles é poder juntos, alinhar as expectativas, por meio de um diálogo aberto, pois afinal, o objetivo comum dessa relação é oferecer a criança boas condições de desenvolvimento e aprendizagem.
A participação da família dentro da escola é como um benefício do desenvolvimento do estudante, ou seja, a parceria existente entre essas duas instituições responsáveis pelo processo de formação do cidadão se torna indissociável.
Integra as instâncias de participação das escolas, como comitês escola-comunidade, conselhos escolares, comissões de trabalho, etc. Atua como protagonista de processos educativos, compartilhando seus saberes, apoiando os professores na condução de atividades, relacionando os conteúdos acadêmicos com a cultura local.
Uma comunidade escolar ativa permite um maior planejamento das atividades, de acordo com o perfil dos alunos, fazendo com que o aprendizado seja satisfatório e traga resultados. ... Os alunos se tornarão pessoas mais ativas, com a vontade de aprender e a questionar o mundo ao seu redor.
A comunidade ajuda um ao outro. Quando você tira forças da comunidade você se sente bem. Quando você motiva e dá coragem aos outros, você se sente ainda melhor. Treinar com outras pessoas, seja online ou pessoalmente, vai melhorar sua vida.