Paroxítona é uma palavra que tem a penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua penúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. ... Uma palavra tem de ter no mínimo duas sílabas para ser classificada como paroxítona: mesa (me-sa); camisa (ca-mi-sa);
As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade.
Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz. A base das sílabas na Língua Portuguesa são as vogais (a - e - i - o - u). Sem vogais, não há sílaba. Leia a palavra PIPOCA.
Em algumas variedades lingüísticas, os falantes não pronunciam o R final ( Eu vou “escrevê” uma carta.) e isto leva os alunos a escreverem da forma como falam. Uma das estratégias para que os alunos tomem consciência da diferença entre grafar verbos no infinitivo (Eu gosto de desenhar.)
Importante é que a grafia seja única. Precisamos é saber distinguir aquelas palavras em que a pronúncia das vogais “e” (átona) e “i” se confundem: palito e paletó. O mesmo vale para vogal “o” (átona): água e mágoa. Temos ainda o problema da vogal átona “i” pronunciada, mas não escrita: pneu, adaptar, optar, advogado...
São acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a/as, e/es, o/os, e em/ens. As palavras oxítonas terminadas em i/is e u/us somente são acentuadas se estiverem precedidas de outras vogais.
Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa.
Recebem acento agudo as palavras oxítonas terminadas em vogais tônicas abertas -a, -e ou -o seguidas ou não de -s. No caso de palavras derivadas do francês e terminadas com a vogal -e, são admitidos tanto o acento agudo quanto o circunflexo. ... Nesse caso, elas recebem acento circunflexo (retêm, sustêm; advêm, provêm).
NA LÍNGUA PORTUGUESA EXISTE PALAVRA COM DOIS ACENTOS GRÁFICOS? Segundo sempre soubemos, NÃO existe, na Língua Portuguesa, pelo menos até a presente data!, palavra com dois acentos gráficos. Mas, por quê? Porque na Língua Portuguesa só existem três tipos de acento: AGUDO (´), GRAVE (`) e CIRCUNFLEXO (^).
Ao associar o sufixo -inho às palavras café, chá, o acento tónico passou a recair na sílaba zi, razão pela qual não faz sentido manter o acento gráfico que existia nas palavras primitivas. ... Esta regra é válida para qualquer palavra derivada por sufixação, cuja palavra primitiva contenha um acento gráfico.
Resumindo: Só não acentuamos oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um caso de hiato. Por exemplo: as palavras “baú”, “aí”, “Esaú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as vogais “i” e “u” estão tônicas nestas palavras.