EQST

Que Que Significa Amenorreia?

Que que significa amenorreia?

A ausência de menstruação por três ou mais ciclos consecutivos configura a Amenorreia. Apesar de não ser doença, é um sintoma que pode indicar outros problemas de saúde.

O que é amenorreia e quais os sintomas?

A amenorreia é a ausência da menstruação que pode ser de dois tipos: a primária é caracterizada pela falta de sangramento até os 14 ou 16 anos a depender da presença ou não de outras características sexuais como pelos pubianos, broto mamário e etc.

Quanto tempo pode durar uma amenorreia?

A amenorreia secundária define-se como a ausência de período menstrual durante pelo menos seis meses ou durante o período de tempo equivalente ao total de 3 ciclos menstruais normais, na mulher em que já ocorreu a menarca.

Qual a origem da amenorreia?

Em mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva a causa mais comum de amenorreia (e de atraso menstrual) é a gravidez. Podem acontecer devido a várias causas, como por exemplo a utilização de fármacos, gravidez, stress, tumores no sistema nervoso central (ex. tumor hipersecretante prolactina).

Como eu sei que estou com amenorreia?

Sintomas de Amenorreia
  1. Secreção láctea pelo mamilo.
  2. Queda de cabelo.
  3. Dor de cabeça.
  4. Alterações na visão.
  5. Excesso de pelos faciais.
  6. Dor pélvica.
  7. Acne.

Como diagnosticar amenorreia?

Um teste de gravidez (ß – hCG) é o primeiro passo na avaliação laboratorial da paciente com amenorréia 9 (D). Depois de descartada a gestação, solicita-se a dosagem de prolactina 6 (C) e realiza-se o teste de progestogênio. A secreção de prolactina pode ser transitoriamente elevada pelo estresse ou pela alimentação.

O que fazer para acabar com a amenorreia?

Assim, algumas opções são: Correção dos níveis de hormônios do organismo: inclui o uso de remédios para controlar os níveis de prolactina e testosterona, por exemplo, ou reposição dos níveis de estrogênio e progesterona para manter os níveis hormonais regulados.

Quem tem amenorreia pode ter filhos?

Sim, quem tem amenorreia pode engravidar, dependendo da causa da ausência de menstruação. Em algumas situações específicas a mulher pode estar ovulando e não menstruar, como acontece na amenorreia primária causada por hímen imperfurado ou na amenorreia secundária, durante o período pós-parto.

Quando investigar amenorreia?

No entanto, pacientes com ciclos previamente regulares são avaliadas à procura de amenorreia secundária se não houver menstruação por ≥ 3 meses; pacientes com ciclos previamente irregulares são avaliadas à procura de amenorreia secundária se não houver menstruação por ≥ 6 meses.

O que fazer para descobrir se tem amenorreia?

A amenorreia pode acontecer por diversas causas, algumas naturais, como gravidez, amamentação ou uso de anticoncepcionais de forma contínua, ou por algumas doenças, desde defeitos no sistema reprodutor da mulher, alterações de hormônios dos ovários, e até ser causada por estresse, transtornos alimentares ou excesso de ...

Como provocar amenorreia?

Anticoncepcionais podem causar o afinamento do endométrio, às vezes resultando em amenorreia; as menstruações geralmente recomeçam cerca de 3 meses após a interrupção de contraceptivos orais. Antidepressivos e antipsicóticos podem elevar a prolactina, que estimula os seios a produzirem leite e podem causar amenorreia.

Como diagnosticar a amenorreia?

A amenorreia não é um diagnóstico, mas um sintoma causado por múltiplos fatores etiológicos. A amenorreia secundária é mais comum que a primária. A gravidez é causa comum de amenorreia, devendo sempre ser pesquisada. Os distúrbios menstruais, na maioria das vezes, estão associados a fatores psíquicos e emocionais.

Quando investigar amenorreia secundária?

A amenorréia secundária é a ausência de menstruação por pelo menos 6 meses em mulheres com ciclos irregulares ou por um período equivalente a 3 ciclos menstruais em pacientes que anteriormente menstruavam de forma regular 2 (D). Períodos de tempo inferiores são denominados atraso menstrual.

Quais são as principais causas da amenorreia?

As causas mais comuns de amenorreia primária são a disgenesia gonadal, as anomalias anatômicas dos órgãos genitais femininos, isto é, ausência de vagina e útero, amenorreia hipotalâmica e puberdade tardia constitucional.

Quais os sintomas de não menstruar?

Ausência de menstruação: 8 causas comuns e quando ir ao médico
  1. Gravidez. ...
  2. Exercício físico intenso. ...
  3. Estresse. ...
  4. Distúrbios alimentares. ...
  5. Alterações da tireoide. ...
  6. Uso de medicamentos. ...
  7. Doenças do aparelho reprodutor. ...
  8. Alterações no funcionamento do cérebro.

Como investigar amenorreia?

Um teste de gravidez (ß – hCG) é o primeiro passo na avaliação laboratorial da paciente com amenorréia 9 (D). Depois de descartada a gestação, solicita-se a dosagem de prolactina 6 (C) e realiza-se o teste de progestogênio. A secreção de prolactina pode ser transitoriamente elevada pelo estresse ou pela alimentação.