Endocárdio, composto por um revestimento endotelial e um tecido conjuntivo subendotelial. Homólogo à túnica íntima dos vasos sanguíneos. A camada de tecido conjuntivo subendocárdico consiste em fibras colágenas e elásticas sintetizadas por fibroblastos.
Sua função é manter o coração em sua posição natural ao mesmo tempo que permite que o órgão possa se movimentar para realizar suas contrações. O endocárdio é a camada interna do coração. Por possuir uma superfície lisa, sua principal função é colaborar para que o sangue passe livremente sobre ela.
O endocárdio é a membrana que reveste internamente o coração, forrando as aurículas e os ventrículos. Esta camada de tecido membranoso intervém ainda na formação das válvulas cardíacas, as quais são responsáveis pelo controlo do sentido de fluxo do sangue, no interior do coração.
O miocárdio é uma das paredes do coração, representa a porção intermediária e mais espessa, entre o epicárdio e o endocárdio. Ele é constituído por músculo estriado cardíaco e consiste em feixes entrelaçados de células estriadas cardíacas, imersas em tecido conjuntivo altamente vascularizado.
As paredes do coração são constituídas por três camadas distintas, sendo a camada mais externa o epicárdio. A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue.