As briófitas não possuem vasos condutores de seiva. ... As pteridófitas possuem vasos condutores de seiva. A fase dominante é a esporófito, pois produzem esporos. O gametófito é passageiro e depende do esporófito.
As briófitas são plantas que geralmente apresentam pequeno porte e destacam-se pela ausência de vasos condutores, sendo, portanto avasculares. As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares.
As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...
As principais características das plantas são: Células eucariontes: núcleo delimitado por membrana nuclear; Seres autotróficos: produzem o seu próprio alimento; Fotossintetizantes: realizam fotossíntese, o processo para obtenção de alimento e energia.
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.
Bom vamos lá , na escala evolutiva os vegetais podem ser classificados em 4 grupos : Briófitas, Pteridófitas, Angiospermas e Gimnospermas. Essa classificação é feita conforme a presença ou ausência de vasos condutores, órgãos reprodutores aparentes ou não e dentre outras características.
No Reino Plantae (lê-se “plante”), as plantas são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.
O Reino Vegetal (Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia) é composto por seres vivos eucariontes e autótrofos – que produzem o próprio alimento. As plantas, representantes desse reino, possuem diversos tamanhos, que vão desde os pequenos musgos até as gigantes sequoias.
→ Reino Animalia ou Metazoa: Nesse reino estão organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Como exemplo de representantes, podemos citar o homem, as esponjas, as águas-vivas e os peixes.
O reino animal é dividido em diversos filos. Os principais são: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados.
O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos. Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.
No reino animal dos vertebrados a reprodução pode ocorrer de forma sexuada, com o encontro do gameta masculino (espermatozoide) com o gameta feminino (óvulo) para formar um zigoto. ... Em algumas espécies a reprodução acontece de forma assexuada como é o caso das esponjas e anêmonas.
Os filos animais mais conhecidos são os Moluscos, Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nemátodos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados, este sendo o filo ao qual os humanos pertencem. Apesar de se admitir geralmente que existem 35 filos, os 9 atrás citados incluem a maioria das espécies conhecidas.
O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes. Os filos, por sua vez, agrupam classes semelhantes, as quais agrupam ordens semelhantes, que agrupam famílias, que agrupam gêneros semelhantes.
Filo, do grego Phylum, é usado na classificação científica dos seres vivos do reino animal, sendo divididos em diversos. Porém, são os principais os poríferos, cordados (vertebrados), artrópodes, moluscos, equinodermos, anelídeos, nematelmintos ou nematódeos, platelmintos e cnidários.
Filo é o taxon usado na classificação dos seres vivos para denominar agrupamentos menos abrangentes que os reinos e mais abrangentes do que a classe. Nas plantas e fungos, os filos são também denominados divisões.
Significado de Filo substantivo masculino Principal subdivisão dos reinos, que contém as classes; ramo. Na zoologia e na botânica designa a maior divisão composta por uma ou várias classes que se relacionam entre si, distinguindo-se umas das outras por suas diferenças características.
Resposta. Resposta: Os filos são usados na taxonomia para classificar os seres vivos. ... Os seres vivos que partilham certas características evolutivas semelhantes estão no mesmo filo. O reino dos seres vivos é dividido em filos, onde há uma grande diversidade entre eles.
Divisão é um taxon usado na classificação científica dos seres vivos. ... Assim sendo, na classificação de plantas (reino Metaphyta), os filos ou divisões subdividem-se, normalmente, em Classes, pelo que o termo divisão pode ser substituído pelo termo filo.