Há cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
A história da terra está dividida em quatro éons: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico. Com exceção do Hadeano, todos os éons são divididos em eras. ... Somente os períodos das eras do éon Proterozoico não são divididos em épocas. A idade, por fim, é a menor divisão do tempo geológico.
Uma era é um período histórico de grande extensão que se caracteriza por apresentar formas de vida e culturas bastante diferentes comparando com períodos anteriores. ... Destacam-se, por exemplo, a era de Cristo, que decorre desde o nascimento de Jesus Cristo, e a era de César, que começou no ano 38 a.
era geológica Arqueozoica
A Era Cenozoica é tempo geológico atual, iniciado há 65 milhões de anos. O termo vem do grego, kaines (recente) e zoica (vida). É dividida entre o período Paleogeno, Neogeno e Holoceno.
O Éon Hadeano inicia-se com a formação da Terra há cerca de 4,6 bilhões de anos (Ba) atrás e termina há cerca de 4,0 Ba. O nome Hadeano foi cunhado em 1972 pelo geólogo Preston Cloud e deriva do grego hades, que significa “inferno”.
Aeon (do grego αιών, transl. aión), Eon, Éon ou Eão , na mitologia gnóstica, é cada uma das entidades emanadas de Deus, geralmente em pares ou sizígias e que existem no Pleroma. ... O éon mais comum na mitologia gnóstica é Sophia.
O Éon Arqueano está compreendido entre 4,0 e 2,5 Ba. ... Neste Éon, o meio físico da Terra foi marcado por grande atividade tectônica e fluxo de calor três vezes maior que o atual. Também durante este tempo, a crosta da Terra se resfriou o suficiente para que as rochas e placas continentais começaram a se formar.
A Terra Arqueana Apesar de alguns poucos grãos minerais conhecidos serem mais antigos, as mais velhas formações rochosas expostas na superfície da Terra são arqueanas. As rochas arqueanas são provenientes da Groenlândia, do Escudo Canadense, Austrália ocidental e África meridional.
Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta.
O Período Azóico ou Era Azóica é uma expressão usada em geologia , para descrever a fase em que não existia vida (do grego "a"=negação, "zôion"=ser vivo) na Terra. ... No Azóico, a Terra estava em processo de resfriamento, durante o qual se formaram as primeiras rochas e a crosta terrestre.
Na escala de tempo geológico, o Proterozoico (do grego (proteros = anterior) + (zoikos = de animais)) é o éon que está compreendido entre 2,5 bilhões e 542 milhões de anos, abrangendo quase metade do tempo de existência da Terra.