Os novos aviários contam com tecnologia de ponta e podem abrigar até 30 mil aves de uma só vez. “Em aviários de 2.
O ventilador de pressão negativa do tipo couraça é um método não invasivo de ventilação no qual o paciente veste um colete ou couraça. Ao contrário dos modelos antigos, atualmente os ventiladores do tipo couraça controlam tanto a inspiração quanto a expiração durante o ciclo respiratório.
Para se obter Pressão Positiva, injeta-se ar com pressão controlada em determinado ambiente estanque , de forma que este ar não "escape" totalmente. De maneira inversa, para se obter Pressão Negativa, retira-se ar com pressão controlada em determinado ambiente estanque ,de forma que este ar não "escape" totalmente.
Nas granjas avícolas o principal gás produzido é a amônia, formada a partir da decomposição microbiana do ácido úrico eliminado pelas aves, que tem sua emissão incrementada pelo aumento da temperatura, pH e pela umidade da chamada cama de frango, um produto resultante da acumulação do esterco avícola, penas e alimento ...
Conclui-se que o uso da cal na cama de aviário, mesmo nas doses mais baixas, reduz o número mais provável de Salmonella e Clostridium ssp.
O aviário deve ser preaquecido e a ventilação mínima funcionar de forma adequada. A temperatura e a umidade relativa (UR) precisam ser estabilizadas por pelo menos 24 horas antes da chegada dos pintinhos. O aquecimento deve ser mantido até os 14 dias de idade.
“O melhoramento genético tem contribuído para redução do ciclo de produção, ou seja, o abate em menor tempo. Antigamente, por exemplo, abatiam-se os animais com idade, em média, entre 60 e 90 dias. Atualmente, em média, o abate ocorre entre 40 e 45 dias.
Nos dias que antecedem o abate das aves, podem ocorrer perdas de desempenho e também financeiras, caso algumas medidas de controle não sejam tomadas para evitar situações de desconforto aos animais, as quais aumentam os índices de mortalidade total do lote.
Quando da análise do Boletim Sanitário, caso seja identificada taxa de mortalidade superior a 10% (dez por cento) num período inferior a 72 (setenta e duas) horas, desde o alojamento das aves no estabelecimento de origem até a emissão do boletim sanitário, ou quando identificada mortalidade igual ou superior a 1% (um ...
O padrão tradicional na avicultura brasileira é de 8 a 10 cabeças por metro quadrado. Há no entanto um efeito indesejável do adensamento populacional que por enquanto parece incontornável: a queda do peso médio do animal, provocada pelo aumento do estresse e da competição entre as aves, segundo o professor Joji Ariki.
O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado. Também é ideal que exista ventilação no galinheiro.
O desafio da avicultura de corte no Brasil é de se alojar 14 a 22 aves por metro quadrado de galpão, com resultados de produção satisfatórios.