A grande final do Novo Basquete Brasil (NBB) está definida e já tem datas, horários e locais de transmissão. Após derrotar o Minas no jogo 5 das semifinais, o Sesi Franca se credenciou para encarar o São Paulo, que eliminou o Flamengo, na série melhor de cinco decisiva. De acordo com a tabela divulgada pela organização nesta quarta-feira, o primeiro duelo será neste sábado, às 15 horas (de Brasília), no ginásio Pedrocão, em Franca (SP).
MAIS | Brasil na WNBA: todas as jogadoras, seus desempenhos e quem foram as maiores estrelas
Além disso, jogadores das duas equipes foram indicados para os Melhores do Ano do NBB 2022/2023. Confira os prêmios que possuem atletas do Sesi Franca e/ou São Paulo como finalistas:
Depois de uma Fase de Classificação abaixo da média por estar voltando de lesão, Marquinhos teve ótimo desempenho nas quartas de final do NBB 2022/2023 contra o Pinheiros. Confira a comparação:
Após se sagrar campeão do Campeonato Paulista 2021 e da BCLA 2022, o São Paulo busca o primeiro título do NBB de sua história – o tricolor bateu na trave em 2020/2021, quando foi superado pelo Flamengo por 3×0, em uma série que rendeu jogos emocionantes e disputados até o último segundo.
Chegou a hora de conhecer o grande campeão do NBB 2023! A partir deste sábado (27), São Paulo e Franca iniciam a série de melhor de cinco jogos, válida pela final do torneio nacional. Confira todas as informações sobre o confronto.
Foi nas semifinais que o São Paulo limitou o Flamengo a 69 pontos na vitória do Jogo 3. Essa foi apenas a terceira vez que o Rubro-Negro fez menos de 70 pontos em toda a temporada. A partida marcou a classificação tricolor para a grande decisão do NBB.
O reencontro de Georginho e Lucas Mariano com o São Paulo é sempre especial. Isso porque foi no Tricolor Paulista que eles conquistaram o prêmio de MVP do NBB (Georginho em 19/20 e Mariano em 20/21). O armador teve duas temporadas com a camisa do São Paulo, enquanto Lucão ficou apenas um ano no Morumbi. O Sesi Franca foi o destino dos dois jogadores após a saída da equipe da capital paulista.
O São Paulo também tem o melhor aproveitamento nas bolas de 2 dos Playoffs do NBB 2022/2023, com 60%. O armador Henrique Coelho está com um aproveitamento espetacular de 81% nas bolas de 2 nos Playoffs do NBB 2022/2023. Nas semifinais, ele teve 100% de aproveitamento nos arremessos interiores.
Lucas Siewert também se mostra quente do perímetro, pois foi o jogador que mais matou bola de 3 nas quartas de final do NBB 2022/2023, com 13 arremessos convertidos, junto com Gaskins. O aproveitamento do ala/pivô foi de 66%.
No Jogo 5 contra a Unifacisa, Lucas Mariano fez 26 pontos, 10 rebotes e 26 de eficiência, com 5/9 nas bolas de 3 (56%). Essa foi apenas a terceira vez que o pivô converteu 5 bolas de 3 em uma partida na temporada. Lucão foi o cestinha das quartas de final, com 17,8 pontos por jogo, e o segundo jogador que mais matou arremessos do perímetro nessa fase, com 3,2 por jogo, atrás apenas de Siewert.
Dos cinco jogadores que mais converteram bolas de 3 nos Playoffs do NBB 222/2023, quatro são do Sesi Franca: Lucas Mariano (25), Lucas Dias (23), Georginho (20) e Scala (20). Shaq Johnson é o terceiro do ranking com 22. Além disso, os francanos têm o melhor aproveitamento de bolas de 3 dos Playoffs, com 42,3%.
Na história do torneio nacional, as equipes já se enfrentaram 12 vezes, com nove vitórias do Franca contra três do São Paulo. Em confrontos decisivos, esta será a sexta vez que os times se encontram.
Agora, eles reeditam as finais do Campeonato Paulista de basquete masculino de 2021 e 2022, além das semifinais do NBB 2021/22. O último duelo entre os times aconteceu em janeiro deste ano, com triunfo do Franca na prorrogação, por 105 a 101.
Essa será a sexta decisão entre as duas equipes, que desde 2018 já protagonizaram grandes jogos no Campeonato Paulista e nos playoffs do NBB. Na história do torneio nacional, Franca e São Paulo já se enfrentaram 12 vezes, com três vitórias para os paulistas e nove para os francanos. No último duelo, no dia 7 de janeiro, quem levou a melhor foi o time do interior, com direito à uma das maiores pontuações da temporada (105 a 101) e prorrogação.
Pela primeira vez na história, dois jogadores do mesmo time lideraram o ranking de eficiência da Fase de Classificação do NBB. Georginho, com 20,2 foi o primeiro, e Lucas Dias, com 19,8, foi o segundo. Além disso, o Sesi Franca foi o único time do NBB que teve quatro jogadores no Top 20 cestinhas da Fase de Classificação: Lucas Mariano (4º), Lucas Dias (6º), Georginho (18º) e David Jackson (19º). Os três primeiros são os três finalistas para o prêmio de MVP do NBB 2022/2023.
Os francanos, atuais campeões da elite do basquete nacional, estão de olho no segundo título de NBB em sua quarta final da história. Do outro lado, o São Paulo disputa sua segunda final em busca do título inédito do NBB em apenas 4 anos na Liga. A partida deste sábado terá transmissão da ESPN, SporTV, TV Cultura, Youtube do NBB e NBA App.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
O Franca é o atual campeão do NBB, tendo conquistado seu primeiro título na temporada passada. Nesta edição, o time paulista sobrou, conseguindo a maior sequência invicta da história do basquete brasileiro, com 46 vitórias seguidas, e a melhor campanha da história da fase regular do NBB, com 100% de aproveitamento.