Os sentimentos verdadeiros se manisfestam mais por atos que por palavras. O coração é sempre verdadeiro, não diz senão o que sentiu; e o sentimento, qualquer que ele seja, tem a sua beleza. Não julgue a maneira que demonstro meus sentimentos. É estranho, é diferente, mas é verdadeiro.
O amor vai além da admiração. Quando o sentimento é puro e verdadeiro, ama-se de uma forma integral. Em outras palavras, admiramos as virtudes da pessoa amada, mas também aceditamos seus pontos fracos. Amar é querer aprender com as virtudes do outro para crescer juntos.
Porque algumas pessoas têm dificuldade em demonstrar sentimento? Observe que demonstração de afeto não é (e nunca foi) prova de amor, nem tampouco, a afetividade. São coisas distintas. … Nem sempre exageros românticos, ou demonstrações efusivas de carinho, refletem sentimentos, e a premissa contrária é verdadeira.
A paixão é efémera, está directamente relacionada com a atracção física ou emocional e muitas vezes é relacionada com a idealização do outro. O amor é um sentimento gradual, que cresce com o passar do tempo, com o aumento da convivência e da intimidade. Aqueles que amam não idealizam porque aceitam a outra pessoa com as suas qualidades e defeitos. O amor é calmo e tende a durar ao longo dos anos.
Embora tanto as emoções como os sentimentos sejam fruto de um processo irracional perante a forma subjetiva de interpretar determinada situação, as emoções mantêm um padrão básico e primitivo unidirecional, ou seja, a emoção aparece imediatamente e de forma espontânea depois da apresentação do estímulo. Por sua vez, nos sentimentos intervêm processos reflexivos sobre os quais a pessoa toma consciência do seu estado de humor e do que está sentindo, permitindo que seja avaliado. Uma vez compreendida a diferença entre emoção e sentimento, vamos centrar-nos exclusivamente em sentimentos.
O amor também pode ser confundido com desejo, mas são sentimentos diferentes. Pode-se amar e desejar o outro, mas quando só há desejo não é sinal de amor. O desejo está relacionado com um sentimento de posse ou com a vontade de ter domínio sobre alguém. Muitas vezes, aquele que deseja sente ciúmes. Além disso, o desejo tem uma forte ligação com a atracção física e sexual.
Amizade: o sentimento mais puro demonstrado a alguém que você se importa; às vezes correspondido, às vezes incompreendido. O amor pode existir sem aliança como por exemplo o amor materno instintivo, porém, o verdadeiro amor depende de aliança, pois, é o sentimento mais puro e importante do ser humano.
O filósofo alemão Leibniz (1646-1716) diz que só há amor verdadeiro quando se busca o prazer na satisfação e na felicidade da pessoa que amamos. No amor sincero ou verdadeiro, nossa felicidade está vinculada à felicidade da pessoa amada. Quando ela sofre, sofremos também. O amor puro não é interesseiro. Não há ganhos apenas para um lado. Os dois lados da relação compartilham da mesma felicidade.
O que é Amor Verdadeiro: Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.
A morte de um sentimento é gradual, uma involução. Ela ocorre devagar, quase que imperceptível, quase que sem intenção por parte de quem sente. A morte de um sentimento, nem sempre é tão doída. Porque ela não acontece quando queremos, porque queremos ou precisamos.
Assim, o chamado amor romântico fornece-nos uma ideia paradoxal: no amor verdadeiro, encontramos a plenitude do nosso ser no abandono de nós mesmos e na identificação com o outro. Diz Hegel que o amor é "o sentimento pelo qual dois seres não existem senão em unidade perfeita e põem nessa identidade toda a sua alma e o mundo inteiro." Voltamos à história dos amantes de Verona, imortalizada por William Shakespeare.
O seu amor foi morar longe ou passar um temporada fora? Não se preocupe, porque quando o amor é verdadeiro, nem o tempo ou a distância conseguem abalar esse sentimento. Confie em seu relacionamento!
Não aprendi a amar até hoje,pois de acordo com o significado de amar, fiz uma comparação com admiração e desejo apenas tive esses dois em 21 anos de casado daí veio o meu fim...
Existem muitas definições possíveis para amor verdadeiro, e podemos até duvidar se ele realmente existe ou se não seria apenas uma criação literária. Muitos pensadores e poetas, desde a Antiguidade, vêm tentando definir o amor, e os resultados são bastante variados.
Assim como os sentimentos positivos, existem muitos sentimentos negativos que podemos experienciar. Não devemos esquecer que aprender a conviver com os sentimentos negativos e dar-lhes a importância e dedicação que merecem nos ajudará a crescer como pessoas. Os diferentes sentimentos negativos que podemos encontrar, de forma geral, são:
Para o poeta grego Hesíodo, que viveu no século VIII a.C., o amor é uma força que move as coisas, sendo capaz de uni-las e mantê-las juntas. Já para o filósofo Platão (428-348 a.C.), o amor é caracterizado pelo sentimento de falta ou pelo desejo de ter o que não se possui. Assim, podemos dizer que, de acordo com a definição platônica, está na base do amor verdadeiro a ideia de incompletude, cabendo à pessoa amada preencher esse espaço vazio.