A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.
O teatro ocidental, esse que conhecemos nos dias atuais, surgiu no século VI a.C., na Europa, Grécia. Nesse período, aconteciam festas na primavera para comemorar a colheita da uva e homenagear o deus do vinho, do teatro e da fertilidade, chamado Dionísio.
Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática.
Acredita-se que a ideia de teatro tal como conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C. O termo grego “theatron” significa “lugar para ver”. No theatron eram realizadas cerimônias religiosas em honra a Dionísio, o deus grego do vinho.
Então, o teatro como é conhecido hoje, foi criado na Grécia Antiga como parte de um ritual sagrado, que tinha como objetivo principal a sua função social. ... Em Roma, por exemplo, o objetivo do teatro era divertir a população, e os espetáculos apresentavam apenas comédias.
No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.
Em 1948, o TEB apresenta uma histórica montagem de Hamlet, dirigida por Hoffmann Harnisch, com uma composição realista do ator Sergio Cardoso, a primeira de que se tem notícia no teatro brasileiro.
Teatro contemporâneo é o teatro feito na contemporaneidade, hoje e em qualquer lugar do mundo. A origem do teatro contemporâneo começou com os fundamentos estéticos vivenciados no século 19, entre público e artistas, e que foram desafiados e ampliados no século 20, expandindo-se em experiências e inovações teatrais.
A origem do teatro contemporâneo começou com os fundamentos estéticos vivenciados no século XIX, entre público e artistas, e que foram desafiados e ampliados no século XX, expandindo-se em experiências e inovações teatrais. No século XIX o “Naturalismo” cênico dominava as convenções teatrais.