O Espasmo Hemifacial consiste em espasmos musculares em uma metade do rosto ("hemi" = metade). Os espasmos são contrações involuntárias frequentes dos músculos de um lado da face. Os pacientes com espasmo hemifacial conhecem esse sintoma pela contração (tremor) da pálpebra e contração simultânea da boca.
Se o tratamento medicamentoso não for eficaz, pode-se realizar uma cirurgia (chamada descompressão vascular) para separar uma artéria anormal, se presente, do nervo, colocando-se uma pequena esponja entre eles.
Além disso, o médico também pode solicitar exames, como hemograma, glicemia em jejum, dosagem de ferro, ferritina e ácido fólico, teste de fluxo de saliva, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Assim, é possível o médico confirmar o diagnóstico e identificar a causa da síndrome da ardência bucal.
Conforme dissemos no item "Causas do Espasmo" descartadas outras condições, a suposição é que os espasmos musculares no rosto são causados por um pequeno vaso sanguíneo pressionando o sétimo nervo craniano ou é um caso idiopático.
Um AVC pode gerar fraqueza na musculatura da face, levando à “boca torta”. Entretanto, existem outras condições que também podem gerar a fraqueza dessa musculatura. O espasmo hemifacial é uma outra condição, em que ocorre contração involuntária de vários músculos na face, podendo gerar o “repuxo” da boca.
A paralisia facial ou paralisia de Bell acontece quando um nervo facial inflama e a pessoa perde o controle dos músculos de um lado do rosto, produzindo sintomas como boca torta, dificuldade para fazer expressão faciais e ligeira dormência no lado afetado, assim como a língua.
O tratamento do espasmo hemifacial pode envolver cirurgia em alguns casos. Injeções regulares de Botox também podem ser usadas para congelar os músculos afetados para parar de se contrair.
O diagnóstico da paralisia facial é feito pelo neurologista ou clínico geral baseado nos sintomas presentes e alterações identificadas no exame neurológico, em que o médico normalmente pede para a pessoa fazer diferentes movimentos com o rosto.
Fatos importantes sobre o músculo braquial Origem Metade inferior da superfície anterior d Inserção Tuberosidade da ulna, processo coronoide Inervação Nervo musculocutâneo Nervo radial (C5-C7 Função Articulação do cotovelo: flexão do anteb
Alguns dos sintomas mais frequentes da falta de vitaminas do complexo B são cansaço fácil, irritabilidade, inflamação e formigamento na boca e na língua e dor de cabeça, que pode ser causada pela insuficiente ingestão de alimentos com estas vitaminas ou do uso de algum medicamento que impeça a sua absorção. Veja outros sintomas de deficiência em vitaminas do complexo B.
Além disso, o médico também pode indicar fazer sessões de fisioterapia e/ou fonoaudiologia para recuperar os movimentos da face e aplicar colírios lubrificantes para prevenir a secura do olho, dependendo da gravidade da paralisia e parte do rosto afetada.
Além disso, algumas atitudes podem favorecer a ardência e queimação da boca, como comer alimentos picantes ou quentes e tensão, por exemplo. Conheça algumas causas de ardência na língua.
Além disso, possuem sua movimentação guiada pela resposta neurológica a uma ação voluntária, ou involuntária muscular, para cumprir a ação desejada, seja para abrir a boca ou para sorrir e sugar.
O que fazer: O tratamento da enxaqueca depende dos sintomas e deve ser indicado por um neurologista, que pode receitar alguns remédios como anti-inflamatórios, triptanos ou ergotamina, por exemplo. Veja com mais detalhes como é feito o tratamento para enxaqueca.
O melhor tratamento do Espasmo Hemifacial é a aplicação de toxina botulínica (Botox). Acesse nosso artigo para saber mais: "Toxina Botulínica (Botox) no Tratamento do Espasmo Hemifacial".
Medicamentos como esteroides e estrogênios, por exemplo, causam tremores, incluindo a boca tremendo. Consequentemente a substituição destes medicamentos geram alívio e o cessar da tremedeira.
O que é nistagmo? No nistagmo ocorrem movimentos involuntários dos olhos, ou seja, os olhos fazem movimentos repetitivos, não controlados, muitas vezes resultando em visão reduzida. Estes movimentos incontroláveis ou descontrolados dos olhos podem ser mais ou menos fortes ou bruscos e podem assumir várias direções.
Outras condições patológicas e médicas causam a boca tremendo. Entretanto, a observação de sinais e sintomas, assim como, intensidade e local geram diagnósticos e diferenciais tratamentos.
Essa síndrome, também conhecida como síndrome da boca ardente, é mais comum em mulheres entre 40 a 60 anos, na perimenopausa ou pós-menopausa, mas também pode acontecer em qualquer pessoa, e em qualquer idade devido a condições como diabetes, hipotireoidismo, deficiências nutricionais ou até uso de medicamentos, por exemplo.
Dependendo da sua causa, a velocidade com que os sintomas se desenvolvem varia e, algumas vezes, os sintomas podem já estar presentes desde o nascimento. Além disso, nos casos mais graves, a paralisia facial pode ser permanente.
O que fazer: O tratamento para alergia alimentar deve ser feita pelo médico o mais brevemente possível, e depende da gravidade dos sintomas. De forma geral, os casos agudos são tratados com remédios anti-histamínicos, como a ebastina, loratadina ou cetirizina, por exemplo, corticoides como a prednisolona ou deflazacorte, por exemplo, e broncodilatadores. Em casos severos, em que ocorra anafilaxia, deve ser administrada adrenalina subcutânea.
O que fazer: Para baixar a pressão alta, é importante tomar os medicamentos receitados pelo médico e ficar em repouso. É também importante que a pressão seja aferida regularmente e, caso esteja elevada, é importante ir ao serviço de urgência para que seja indicado o melhor tratamento.
O nervo facial é um nervo que surge do tronco cerebral. Ele também é denominado VII nervo (sétimo nervo). São dois nervos faciais (nervo facial direito e nervo facial esquerdo). Cada um dos nervos faciais está presente em um lado da face e desempenha as seguintes funções: