O mundo está bombardeado por palavras escritas, faladas ou encenadas. E com a globalização chega a ser impossível viver sem se comunicar.
Apesar de não representar nenhum som, a letra H exerce três papéis na língua portuguesa moderna: ... Por ser palavra do cotidiano perdeu a letra inicial e sofreu alteração da consoante 'b' para 'v' (troca ainda hoje verificada nas diversas variantes linguísticas como em 'assobio/assovio').
O H é muito recorrente em palavras compostas, principalmente nas que possuem hífen. Veja as palavras compostas com H:
Em caso de dúvidas sobre qual vogal é a correta no momento de escrever uma palavra um bom conselho é sempre consultar um dicionário para confirmar a grafia das palavras e também realizar leituras frequentemente para dessa forma não apenas ampliar os conhecimentos da língua portuguesa como também recordar a grafia dos diversos vocábulos do idioma.
A letra H pode aparecer no início e no meio das palavras, nunca no final, a não ser nas palavras ah!, oh!. Depois da letra H sempre vem uma vogal e antes aparecem as consoantes C,L,N.
Cabide, cadeado, cadeira, caderno, cajado, calça, cálice, camisa, camiseta, caneta, canivete, capa, capacete, carimbo, castiçal, cata-vento, CD, celular, chave, chicote, chinelo, chupeta, clipe, colar, colchão, colher, copo.
Ao pedir um café, comprar um bilhete de passagem, digitar no computador do trabalho, estudar para uma prova, tudo isso necessita de um prévio conhecimento das palavras.
A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.
Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “H”. Depois peça para as crianças pintarem da cor de sua preferência toda a letra “H” e depois de pintarem, estimule as crianças a colarem pedaços de palitos de sorvete sobre o traçado da letra.
Era uma vez uma letrinha muito triste pois, de todas do alfabeto,ela era a única que não tinha som. Você sabe que é essa letra? Mostre-a no alfabeto. Quando a letra H se junta com a letra I para fazer a palavra HIPOPÓTAMO por exemplo, o som que aparece no começo, não é da letra H, é do I.
Entre as 26 letras do alfabeto utilizado pela língua portuguesa, 5 são classificadas como vogais e as outras 21 letras são classificadas como consoantes, e essa é classificação utilizada para a letra H (no alfabeto a letra H está localizada depois da letra G e antes da letra I).
A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte. Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas. Na língua portuguesa o uso da letra H no início ou fim de palavras não possui valor fonético, o que significa que a sua pronúncia é muda, por isso é fundamental ter muita atenção na hora de escrever para não cometer erros de ortografia com essa letra.
Como o H não é uma vogal, a letra não recebe acento. Contudo, várias palavras que começam com H são acentuadas. Confira algumas dessas palavras com H que recebem acento:
No alfabeto latino, o H é a oitava letra. No entanto, é a única letra que não tem som algum. Dessa forma, o H não é nem consoante, nem vogal.
Por não representar som algum, muitos confundem se uma palavra é ou não iniciada com H. Para ajudar, tire suas dúvidas na lista de palavras com a letra H no início, no meio e na última sílaba.
Assim, o H é classificado como letra diacrítica, ou seja, é a segunda letra de dígrafo, que ocorre quando duas letras se unem para representar um som. Portanto, o H só tem valor nas palavras com ch, lh e nh.
De A a Z, todas as letras do alfabeto são essenciais. Para te ajudar e aumentar o arcabouço, listamos algumas palavras com H.