→ Níveis de TSH para adultos: 0,25 a 5,0 mUI/L. → Pessoas acima de 60 anos: 0,35 a 5,5 mUI/L. Já a dosagem de T4 é feita por meio do exame conhecido como T4 livre e seu valor de referência é: → 0,7 a 1,8 ng/dl para crianças, adultos e idosos.
Enquanto que o hipertireoidismo pode causar sintomas como agitação, nervosismo, dificuldade de concentração e emagrecimento, o hipotireoidismo causa sintomas como cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca e fria, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo.
Couve é, sem dúvida, um vegetal saudável, rico em cálcio, fósforo, vitaminas e minerais. Mas, comê-la crua pode fazer mal à saúde. Segundo um estudo da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, comer couve crua pode suprimir a produção do hormônio da tireoide responsável por regular seu metabolismo.
A couve de folhas amareladas, ou mesmo levemente murchas, já está velha e não é recomendável para o consumo. Antes de comprar, lembre-se que a couve não rende quando refogada.
Atenção as folhas escuras e amareladas Essa cor significa que a couve está praticamente apodrecendo. A folha da couve também está apodrecendo quando está amarelada, o que indica que você deve evitar comprar essas folhas com tais colorações.
A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.
Mito - As folhas podem ser congeladas sim. As de temperos como a salsinha podem ir direto ao freezer. Já a couve e manjericão, por exemplo, devem ser lavadas e escaldadas antes do congelamento. Mito - Os alimentos devem ser descongelados em geladeira um dia antes do preparo.
Encha a tigela com água gelada; Escorra a água novamente; Coloque a couve em um pote que pode ser levado ao congelador; Congele.