O mecanismo de feedback é fundamental para o funcionamento adequado do corpo. O feedback negativo, por exemplo, atua na regulação da secreção dos hormônios. Nosso organismo possui uma série de mecanismos que garantem seu equilíbrio e funcionamento adequado.
O mecanismo de feedback positivo ou retroalimentação positiva ocorre em menor quantidade quando comparado ao mecanismo de feedback negativo. O feedback positivo, diferentemente do negativo, garante o aumento do estímulo que causa desequilíbrio, reforçando-o.
Apesar de ser produzido em menor quantidade, o T3 é um hormônio muito mais potente que o T4, sendo a sua concentração sanguínea a responsável direta por ditar o ritmo do metabolismo do corpo. O T4 é, na verdade, um pró-hormônio, ou seja, um precursor do T3.
O exame TSH é responsável por avaliar possíveis problemas na tireoide dos pacientes. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo.
A tireoide pode estar com o volume reduzido devido a uma doença congênita da tireoide denominada de hipoplasia da glândula tireoide. Outra causa para a diminuição do volume glandular é o uso prolongado do hormônio tireoidiano, frequentemente utilizado nos pacientes com hipotireoidismo.
Resumidamente quer dizer diminuição da função da tireoide, com redução dos hormônios tireoideanos, o que pode ser observado por aumento de peso inexplicado, falta de disposição/sono exagerado, queda de cabelos, entre outros.
A seguir, veja quais são os sinais que merecem atenção e podem indicar um distúrbio da tireoide.