Significado de Pará substantivo masculino Designação atribuída ao segundo maior estado brasileiro, em território, situado na região norte do Brasil. [Gramática] Por se tratar de um nome próprio, a palavra em questão deve ser grafada com a inicial maiúscula. ... Do tupi Pará.
substantivo Ação do verbo parar; interrupção do desenvolvimento ou da ação de alguma coisa; ação de acabar com um processo; ação de deixar de se movimentar. [Gramática] Forma alterada pelo Acordo Ortográfico; nova grafia: para. Etimologia (origem da palavra pára).
Pará — do tupi pará, "mar", "rio largo" em referência ao estuário do rio Amazonas. Pará era outro nome do rio Amazonas. Paraíba — do rio homônimo que banha a capital do estado, João Pessoa. Paraíba vem do tupi paraíba, que significa "rio ruim" (pará, "rio grande" + aíb, "ruim" + a, sufixo).
Significado de Tupi substantivo masculino e feminino Indivíduo dos tupis, uma das principais tribos de indígenas brasileiros. ... Os índios de língua tupi habitavam quase todo o litoral brasileiro, pela época do descobrimento, e foram os primeiros a estabelecer contato com os colonizadores europeus.
Tupinambá é o nome de um grupo de índios, pertencente ao tronco linguístico tupi, que viveu em uma extensa faixa territorial da costa do Brasil.
No tronco Tupi a principal família linguística é a TUPI-GUARANI que engloba várias línguas como o Tapirapé, o Wayampi, o Kamayurá, o Guarani, o Xetá e o TUPI ANTIGO que não é mais falado mas que foi a principal língua estudada pelos primeiros colonizadores.
A partir do tupinambá, falado pelos grupos mais abertos ao contato com os colonizadores, criou-se uma língua geral comum a índios e não-índios. Ela foi estudada e documentada pelos jesuítas para a catequização dos povos indígenas.
Estudos demonstram que os tupis teriam habitado originalmente os vales dos rios Madeira e Xingu, que são afluentes da margem meridional do rio Amazonas. Estas tribos, que sempre foram nômades, teriam iniciado uma migração em direção à foz do rio Amazonas e, de lá, pelo litoral para o sul.
Etimologia. O escritor Eduardo Bueno, baseado nos escritos de Teodoro Sampaio, afirma que o termo "Tupinambá" é oriundo do tupi tubüb-abá, que significa "descendentes dos primeiros pais", através da junção dos termos tuba (pai), ypy (primeiro) e abá (homem).
PRAÇA, Walkíria Neiva.
Ye'ã rembe: Praia.