[ Biologia ] Animal que se alimenta principalmente de substâncias vegetais (ex.: bactérias presentes no tubo digestivo dos herbívoros).
1. Dar novo vigor a; avigorar: A Igreja esforça-se para revigorar a fé; “a evocação dos tempos distanciados e dos vultos de ébano submissos revigorou-lhe a alma” (Joaquim Paço d'Arcos, Carnaval e Outros Contos, p. 67). Verbo intransitivo.
Leitura, meditação, namorar, rir com amigos, tirar uma folga, dançar, são todas maneiras de renovar as energias e se forem um hábito, terás uma rotina de dias felizes constantemente.
A revogação é o fenômeno pelo qual uma lei perde a sua vigência. ... Quando for revogada por outra lei: nesse caso a nova lei terá algumas opções, podendo revogar a totalidade do conteúdo da lei anterior, (resultando a ab- rogação) ou revogar tão somente alguma parte determinada (verificando a derrogação).
A revogação pode ser expressa ou tácita, ou seja, pode uma lei ser revogada até mesmo sem vir expresso no texto da nova lei. Nos termos do art. 2.º, § 1º, da LINDB, haverá revogação tácita quando lei posterior regular inteiramente matéria de que tratava a lei anterior ou que com ela seja incompatível.
Derrogação é a revogação parcial de uma lei, isto é, uma parte dela permanece em vigor, enquanto outra parte é extinta em decorrência da publicação de uma nova lei que expressamente declare revogado determinados dispositivos ou quando tratar da mesma matéria, mas de forma diversa.
Revogar significa tirar de vigor uma norma jurídica, mediante a colocação em vigor de outra mais nova. Há normas jurídicas que não podem ser revogadas, conforme a CF, mas a regra é que as normas podem ser revogadas, isto é, podem deixar de ter vigência quando substituídas por outras.