Os recursos de recorte e colagem auxiliam no desenvolvimento da psicomotricidade do educando, visando melhorá-lo no processo cognitivo, visomotor e nos sentidos (audição, visão e tato), integrado ao conhecimento estético.
Um bom exemplo é colocar um adesivo no meio de uma folha de papel e fazer com que ela recorte com a tesoura. Você também pode desenhar uma linha em um pedaço de papel e pedir ao seu filho para cortar seguindo a linha.
Sendo assim, a melhor maneira é começar do zero. Induza o pequeno a fazer movimentos de abrir e fechar a tesoura para que ele possa cortar o material. O próximo passo é observar seu progresso para que, logo depois, algumas linhas (mais largas) sejam traçadas no papel para que essa etapa seja treinada.
A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.
Coordenação global ou motricidade ampla representa a ação simultânea e relativamente diferente de grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos complexos.
Experimente colocar ao longo de percurso alguns objetos pequenos para que o seu filhote se agache e apanhe. Parece fácil, mas nas primeiras vezes é complicado manter o equilíbrio durante o movimento descendente. E quando ele se habituar a fazer este movimento corretamente, experimente fazê-lo de olhos vendados!
A coordenação motora grossa permite que a criança rasteje, ande, corra, salte, pule, suba e desça escadas. Já a fina dá a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar e desmontar, abotoar e desabotoar.
A motricidade fina são os movimentos que a criança tem ao utilizar os seus braços, mãos e dedos com maior precisão. Exige uma maior coordenação e destreza na atividade. A motricidade grossa é o controlo que a criança tem com o seu corpo, seja a postura, o equilíbrio estático e dinâmico, os deslocamentos e balanços.
A coordenação motora pode ser classificada em dois tipos: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas.
Resposta. Resposta: Podemos classificar a coordenação motora de duas maneiras: coordenação motora grossa e a coordenação motora fina.