Torre: Se movimentam em linha reta ou para os lados, por todas as casas. Cavalo: Se movimenta em L. Bispo: Se movimenta somente na diagonal por todo o tabuleiro. Rainha: Pode se movimentar para qualquer lado e direção.
O Bispo é uma peça menor do xadrez ocidental de valor aproximado de três peões. Movimenta-se em diagonal, não podendo pular peças intervenientes, e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária.
Movimenta-se em linhas retas nas colunas e fileiras do tabuleiro não podendo, entretanto, pular peças adversárias ou aliadas e captura ao ocupar a casa deixada pelo adversário.
O rei move-se duas casas para esquerda ou direita, e a torre move-se sobre o rei! Tudo em um único movimento! Para fazer o roque, simplesmente mova o rei duas casas para esquerda ou direita. A torre saltará sobre o rei em direção ao lado oposto automaticamente!
Dama/Rainha
Não existe sopro. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas. Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
O jogo de Damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir comer todas as peças do inimigo ganha a partida.
O jogo de damas é um grande coadjuvante escolar, pois a partir da prática, o jogador consegue desenvolver várias habilidades, como: pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole.
O imenso mérito deste jogo é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim, a motivação pessoal. ...
No jogo de damas, a pessoa que tiver mais damas tem a vantagem. Tente formar damas com o máximo de peças possível para aumentar suas chances de ganhar. Para colocar em prática esse conselho, avance uma peça na direção da área do tabuleiro onde o adversário possuir menos peças ou onde elas estiverem mais espalhadas.
A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8.
No Alquerque, dois jogadores enfrentam-se num tabuleiro como na imagem. O movimento faz-se ao longo das linhas, sempre para um ponto adjacente. Capturam-se as peças saltando sobre uma peça adversária e parando sobre o ponto seguinte na mesma linha. Vence aquele que conseguir capturar todas as peças adversárias.
Explicação: Não se sabe ao certo a Pessoa que criou, mais sabemos que foi criado no Egito; No Egito antigo, um jogo chamado Alquerque, que usava um tabuleiro 5X5, era um jogo similar a Damas muito praticado na época.
O substantivo alquerque, provém do árabe القرقات Al-Qirkat, lit. «O tabuleiro».