Para prevenir a perda do esmalte e manter os dentes saudáveis, escove-os, use fio dental e enxágüe-os com flúor e anti-séptico bucal diariamente. O dentista em Vitória – ES também deverá ser consultado frequentemente para avaliar as condições estéticas e funcionais dos dentes.
Outro ponto importante a ser observado envolve a quantidade de flúor. O ideal é que a pasta tenha acima de 1 mil ppm (parte por milhão) e até 1500 ppm desse mineral, pois quantias inferiores não conferem o mesmo efeito.
Apesar de garantir dureza ao dente e ajudar na mastigação, alguns fatores podem provocar a perda do esmalte do dente. O problema — além de interferir na estética do sorriso — pode causar uma série de complicações bucais, por isso deve ser tratado.
A perda do esmalte dentário tem diversas origens. Por isso, ela afeta pessoas de todas as idades — até mesmo as crianças. A seguir, listaremos as principais causas do problema, veja.
A perda do esmalte do dente é um problema grave que pode trazer sérias consequências para a saúde bucal do paciente. Esse tecido não tem a capacidade de se regenerar após sua destruição, porém, é possível reverter o quadro e restaurar a estrutura dentária do paciente.
Quando se deseja preservar a estrutura dentária, recomenda-se o consumo moderado de bebidas ácidas. No entanto, quando você for ingerir esse tipo de bebida, um cuidado bastante interessante é o uso de um canudo, pois isso diminui o contato do líquido com os dentes, o que evita os danos em sua superfície.
A perda do esmalte do dente é um problema que prejudica a estética e a saúde do seu sorriso. No entanto, o problema tem solução. Para conseguir bons resultados, é preciso contar com profissionais competentes.
O consumo excessivo de alimentos e bebidas açucarados e com grande teor de acidez altera o PH natural da saliva, deixando a boca ácida e contribuindo para o desgaste do esmalte.
Pessoas que sofrem com a bulimia induzem o vômito para evitar o ganho de peso. Com isso, o conteúdo gástrico que chega até a boca provoca a perda progressiva da estrutura dental, especialmente do esmalte, que é a camada mais externa da superfície do dente.
O desalinhamento dentário também contribui para o desgaste do esmalte dos dentes. Pacientes com problemas na mordida são fortes candidatos a desenvolver o problema, pois o processo de mastigação é prejudicado, gerando a perda do mineral.
Conte com a Maior rede de clínicas odontológicas do mundo para cuidar do seu sorriso e te deixar livre de incômodos! CLIQUE AQUI e agende agora mesmo sua avaliação na unidade OdontoCompany mais próxima de você?
Visitas regulares ao dentista também são indispensáveis se você deseja manter o seu esmalte dentário intacto. Isso porque esse profissional é o único habilitado para realizar determinados procedimentos, como a profilaxia e a aplicação tópica de flúor, que ajudam a fortalecer os dentes.
Se você chegou até este conteúdo é porque quer entender o que é esmalte dentário, sua função, o que causa o desgaste do esmalte e formas de proteger o esmalte do dente. Continue a leitura e saiba tudo.
Ter uma boa higiene bucal é imprescindível para quem deseja dentes bonitos e saudáveis para a vida toda. No entanto, alguns hábitos durante a escovação causam prejuízo ao esmalte dentário. O costume de colocar muita força durante a escovação agride o esmalte, causando desgaste ao longo do tempo.
Dessa forma é possível fortalecer o esmalte dental, protegendo ele principalmente das cáries. É recomendado também que evite o consumo de bebidas ácidas, como refrigerantes, para ajudar no combate ao seu desgaste. Além disso, você deve visitar o dentista pelo menos a cada seis meses.
Ele é responsável por proteger a polpa dentária e a dentina, que são as partes mais sensíveis dos dentes. Essas duas estruturas têm terminações nervosas, então, caso não estejam devidamente protegidas, o paciente sente dores. Além disso, a corrosão do esmalte dentário contribui para o aparecimento de doenças bucais.
Ao finalizar uma refeição, o pH da boca está ácido. Essa condição torna a boca mais propícia à proliferação de bactérias ruins, que influenciam no surgimento das cáries. Além disso, a escovação, somada a essa acidez, provoca erosão dentária — processo de desgaste do esmalte do dente.
Já no caso do bruxismo, o dentista pode indicar o uso de placas intraorais, que vão evitar o atrito entre os dentes e, consequentemente, o desgaste do esmalte dentário. Como o quadro pode ser decorrente de muita tensão e estresse do paciente, recomenda-se também sessões de psicoterapia.
Os métodos de substituição mais comuns são os implantes dentários e as pontes. Os implantes podem substituir o dente inteiro, incluindo a raiz, e são implantados diretamente no osso da maxila ou mandíbula. As pontes, por outro lado, precisam de dentes vizinhos suficientemente fortes para dar sustentação a um dente protético, fixado com uma coroa ou grampos metálicos. Como a hipoplasia enfraquece significativamente os dentes, as pontes nem sempre são a solução mais prática.
O dentista especializado em esmalte dentário poderá avaliar as condições estéticas e funcionais dos esmaltes dos dentes do paciente, uma vez que os tratamentos de restauração realizados no consultório odontológico em Vitória – ES ajudam a recuperar os aspectos dos dentes danificados em função da má conservação dos esmaltes.
O tratamento odontológico vai variar de acordo com o grau de perda do esmalte dental. Porém, é importante destacar que os dentes não dão muitos sinais do desgaste, principalmente no início. Dessa maneira, é fundamental realizar as consultas periódicas no dentista para a prevenção do problema.