Qual O Comportamento De Uma Criança Com 2 Anos?

Qual o comportamento de uma criança com 2 anos

A criança com 2 anos começa a ser mais independente, correndo e subindo em móveis ou escadas sem ajuda. Nesta idade, a criança também já consegue se levantar e sentar sozinha, entende comandos simples e forma frases com pelo menos 2 palavras.

No que tange à análise de conteúdo, essa é uma importante modalidade de análise de dados para estudos qualitativos, cujo objetivo é explorar em profundidade o fenômeno por meio das falas dos sujeitos entrevistados (Richardson, 2008). Os procedimentos de análise neste estudo incluíram a transcrição e leitura individual de cada entrevista por cada membro da equipe de pesquisa, seguida da análise conjunta do material. O mesmo procedimento se repetiu com relação às observações. Em um primeiro momento, as pesquisadoras assistiram à filmagem de cada díade, discutindo e analisando os aspectos relacionados ao desenvolvimento do filho. Procurou-se, então, relacionar os aspectos presentes na filmagem com o material proveniente das entrevistas. Esse procedimento foi realizado para cada díade, sendo que, a partir dessa etapa, foi realizada, por uma visita domiciliar, a devolução às mães participantes. A devolução e a observação realizada na visita domiciliar também foram relatadas e discutidas uma a uma pela equipe, de modo que, ao fim, todo o material foi integrado e analisado em sua totalidade.

Indicadores

"Quando ele tá muito tempo quieto, alguma arte ele tá fazendo. Ele levanta, vai na geladeira, mistura tudo que tem dentro. Liga as bocas do fogão, desliga o botijão. [. . .] Engoliu um parafuso estes dias de tão arteiro!" (M5)

Destaca-se que essa pesquisa está respaldada nas Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (Resolução nº 466, 2012) e na Resolução nº 016/2000 do Conselho Federal de Psicologia, tendo sido aprovada pelo comitê de ética de uma universidade pública. Ainda, como este estudo teve como população-alvo crianças e suas mães, foi utilizado o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), que foi assinado pelas mães das crianças. Além deste TCLE, as mães também assinaram o termo de autorização de uso de imagem.

Barbour, R. (2009). Grupos focais. Porto Alegre: Artmed.         [ Links ]

Serviços Personalizados

Serviços Personalizados

Com relação às habilidades motoras, aos 2 anos, as crianças são descritas pelos manuais clássicos de desenvolvimento como sendo capazes de correr, caminhar de costas e pular (Papalia & Olds, 2000). Elas, em geral, têm muita energia, ao mesmo tempo em que ainda não desenvolveram bem as noções de altura, de perigo e de cuidados consigo mesmas (Newcombe, 1999). De acordo com Papalia e Olds (2000), não é necessário ensinar habilidades motoras básicas para os bebês, eles somente necessitam de espaço para se movimentar e liberdade para descobrir o que podem fazer.

6 Anos: Nessa fase final dos anos pré-escolares, a criança apresenta atividade constante, muitas vezes desastrada, mas cheia de energia. Ela se envolve em atividades físicas que envolvem equilíbrio, como balançar, pular, saltar e praticar exercícios de barras. O jogo simbólico continua a desempenhar um papel crucial em suas atividades, refletindo a evolução de suas habilidades cognitivas e sociais.

Embora as crianças se desenvolvam em taxas diferentes dependendo de seu ambiente, genética e dieta , crianças de 2 a 3 anos geralmente começam a explorar o mundo ao seu redor . Apresentam comportamentos de maior desobediência e rebelião, associados ao acúmulo de informações de seus sentidos e de suas emoções ainda em formação.

Alimentação da criança

No que tange à linguagem oral, para Arnold e Colburn (2011), o período entre o nascimento e os 3 anos de idade pode ser considerado o mais crucial. Até os 18 meses, o vocabulário médio da criança inclui entre 3 e 50 palavras. Após esse período, ocorre o que Lenneberg (1967, citado por apud Biaggio, 2003) chamou de "explosão de nomeação", de modo que, ao completar 3 anos, a criança geralmente tem um vocabulário de mil palavras, sendo que conhece e compreende outras 2 ou 3 mil (Biaggio, 2003). A linguagem é um fator de extrema importância para o desenvolvimento psicológico da criança, apresentando uma estreita relação com o meio no qual ela está inserida e com os aspectos cognitivos (Flores, 2012).

The second year of life is a period of significant importance in a child's development due to fast occurring achievements in this period. This study meant to explore the developmental acquisitions in children who had completed 2 years of age, noticed by their mothers. It turned out to be a qualitative study, involving five mother-child pairs. The children were between 23 and 26 months old. The participants answered a questionnaire on family contextualization, and a semi-structured interview, in addition to two moments of observation focusing on the mother-child relationship. The results were analyzed according to the method of content analysis, approaching the following categories, language, cognitive skills, motor skills and social-emotional skills. The results showed the development as expected for this age group and the mothers' watchful eyes at their children's development.

Nesse sentido, na observação na casa da dupla M2, foi possível observar a brincadeira de faz de conta em que a criança estava brincando de cozinhar. Ela "preparou" e ofereceu para as pessoas que estavam na sala, entre elas, a pesquisadora, "bolo de morango e café". A criança manipulou objetos de forma a reproduzir atos observados em adultos, demonstrando a capacidade recentemente adquirida de imitar ações que não veem mais à sua frente.

Compartilhar

Compartilhar

Andrade, S. A., Santos, D. N., Bastos, A. C., Pedromônico, M. R. M., Almeida- Filho, N. D., & Barreto, M. L. (2005). Ambiente familiar e desenvolvimento cognitivo infantil: uma abordagem epidemiológica. Revista Saúde Pública, 39(4), 606-611.         [ Links ]

Espera-se que aos 2 a criança também consiga andar, levantar e sentar sem ajuda, forme frases com pelo menos 2 palavras, aponte para ao menos 2 partes do corpo quando pedida e use alguns gestos, como acenar e balançar a cabeça para dizer “sim” ou “não”.

Peso da criança

Ainda, considerando que, historicamente, os estudos e ações para a saúde da criança nos serviços públicos estiveram orientados por aspectos físicos e nutricionais, salienta-se a relevância de contribuições que enfoquem os aspectos emocionais do desenvolvimento infantil. Assim, destaca-se a importância da Psicologia nos serviços públicos de saúde, ampliando o olhar sobre o desenvolvimento infantil e investindo na promoção da saúde e no fortalecimento dos vínculos entre os profissionais e a díade mãe-criança.

O sono nessa idade é mais ou menos estável . Pode haver cochilos matinais ou vespertinos, mas muitas vezes as horas de sono noturno são prolongadas, preparando-se para atingir a maturidade em estágios posteriores (5-6 anos).

Para onde ir agora?

Além disso, deve-se evitar alimentos gordurosos e com muitos condimentos, incluindo sal, ou açúcar, não sendo recomendado doces, chocolates, sorvetes e frituras, que podem contribuir para a formação de hábitos alimentares inadequados e doenças, como diabetes e obesidade.

Contudo, considerando que as crianças apresentavam idade média de 25 meses, a linguagem verbal ainda se mostrava como uma aquisição recente e em pleno desenvolvimento: "Naquela de querer contar as coisas, ela dá uma atrapalhada. Às vezes, ela chega e conta uma coisa, um pouco tu entende, um pouco não entende" (M2). Assim, fazia-se muito importante o uso concomitante de gestos e expressões não verbais para a comunicação: "Ela quer que tu saia da cama. Ela te dá teu chinelo, ela te puxa, ela te tira da cama" (M1). Percebe-se, como apontado por Brazelton (1994), que a linguagem gestual é observável nas crianças que falam, especialmente nos momentos em que elas não conseguem dizer exatamente, mediante palavras, o que estão querendo. Na observação da interação mãe-criança, foi possível perceber a importância do uso dos gestos pela criança na comunicação de seus desejos, apontando os brinquedos com os quais gostaria de brincar, puxando a mãe pela mão para levá-la aonde desejava, colocando na mão da mãe o brinquedo com o qual gostaria que ela brincasse.

Não é incomum que os bebês dessa idade passem a fazer aqueles famigerados fiascos – jogar-se no chão, tentar bater nos pais e jogar objetos no chão. 

Como corrigir filho de 2 anos?

Para evitar esse tipo de situação, que só piora as reações da criança, trazemos algumas dicas de como lidar com a crise dos 2 anos:
  1. Lembre-se de quem é o adulto. ...
  2. Explique as consequências de antemão. ...
  3. Espere a crise acabar para conversar. ...
  4. Tente evitar situações de crise. ...
  5. Afirme que ele é amado.

O que ensinar para bebês de 2 anos?

Eles podem, por exemplo, introduzir à rotina da criança atividades de aprendizado práticas....Elas vão divertir seu filho enquanto ajudam no desenvolvimento dele.
  1. Brinque de se vestir. ...
  2. Decore um porta-lápis. ...
  3. Esconder brinquedos. ...
  4. Crie uma caixa postal. ...
  5. Imagine uma viagem. ...
  6. Trace seu corpo.
Mais itens...•7 de set. de 2020

Quando acaba a crise dos 2 anos?

Comumente, ocorre entre 1 ano e meio (18 meses) e 3 anos(36 meses) de idade, embora não seja raro se estender até os 4 anos de idade.

Quanto tempo dura a fase dos 2 anos?

Período no qual costuma ocorrer a crise dos 2 anos - a adolescência do bebe. Comumente, ocorre entre 1 ano e meio (18 meses) e 3 anos(36 meses) de idade, embora não seja raro se estender até os 4 anos de idade.

Quais os temas para trabalhar com educação infantil?

Cuidando do meio ambiente – atividades da nossa semana – How We Montessori. Jardim – atividades da nossa semana – Modern Parents Messy Kids. Escola – atividades da nossa semana. Amizade – atividades da nossa semana – Living Montessori Now.

O que trabalhar com bebês na educação infantil?

Brincadeiras para bebês: 10 planos de atividade para uso a distância na Educação Infantil
  • Atividade: Brincadeiras no espelho. ...
  • Troca de roupa em frente ao espelho. ...
  • Brincando com tecidos. ...
  • O que tem dentro da caixa? ...
  • Exploração de Caixas. ...
  • Possibilidades transformadoras: brincadeiras com areia. ...
  • Brincadeiras com massinha.
Mais itens...•23 de jun. de 2020

O que fazer para acabar com o terror noturno infantil?

Apesar de ser muito incômodo, não há um tratamento eficaz para o terror noturno em si. O distúrbio tende a desaparecer à medida que a criança cresce. Caso os episódios sejam muito comuns ou muito intensos, medicamentos podem ajudá-la a dormir. Esses devem ser prescritos por um médico.

Porque meu filho chora de madrugada?

O pequeno adoeceu. Mesmo crianças que dormem muito bem podem ter o sono comprometido quando ficam doentes. Algumas medicações podem alterar o sono, além do incômodo provocado pelos sintomas e de muitas vezes a necessidade de ter o sono interrompido para fazer algum tratamento.