Muitas das novelas da TV Globo ficaram famosas pelas tramas envolventes que conquistaram o público. Com novelas reconhecidas internacionalmente e com algumas que ganharam reprise, não é difícil pensar em novelas que entraram para a história da televisão.
Franco Rezende (Gil Coelho) - Gerente do banco principal da região. Faz empréstimos aos plantadores, e por isso tem importância na cidade. Faz o jogo de Antônio (Tony Ramos). É um tipo simpático. Vai viver um romance com Laurita (Bruna Aiiso).
Contada em duas fases, temos a primeira parte em que Maria do Carmo Ferreira da Silva (Carolina Dieckmann) é abandonada pelo marido Josivaldo (Manoel Candeias) e decide partir com seus filhos para o Rio de Janeiro. No entanto, após uma série de contratempos, sua filha recém-nascida é sequestrada por Nazaré (Renata Sorrah). Na segunda fase da novela, Maria do Carmo (Susana Vieira) está numa fase bem-sucedida, mas continua em busca da filha.
Nas vésperas do Réveillon que viraria o milênio, Helena (Vera Fischer) e Edu (Reynaldo Gianecchini) envolvem-se num acidente. Apesar de ser ele ser 20 anos mais jovem que ela, eles interessam-se um por outro. Porém, no mesmo dia, Miguel (Tony Ramos), que trabalhava na livraria em frente ao local do acidente, também apaixona-se por ela. A partir daí, a telenovela tem várias intersecções entre as famílias envolvidas.
Caio La Selva (Cauã Reymond) – Filho de Antônio com a primeira mulher, Agatha, que morreu em seu nascimento. Desde que nasceu, Antônio o culpa pela morte da mãe e ele se ressente com o pai. É um homem dividido, capaz de grandes gestos de amor e generosidade, e de atos de vingança, quando se sente rejeitado ou abandonado. Apaixona-se por Aline. Tem inveja, mas também amor pelo irmão Daniel e tenta ajudar a irmã Petra nas questões emocionais.
Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e Helena (Regina Duarte), sua mãe, estão em Veneza. Enquanto Maria Eduarda está se despedindo da vida de solteira, Helena está tentando curar feridas de um relacionamento passado. Tudo muda quando elas conhecem lá o arquiteto Atílio (Antonio Fagundes), e Helena rapidamente apaixona-se.
Iraê Guató (Suyane Moreira) – Filha de Jurecê (Daniel Munduruku). Especialista em ervas, conhece tudo sobre a medicina da floresta. Tem um grande coração, mas sempre foi oprimida e sente medo dos fazendeiros. No decorrer da história encontrará um amor.
Aline Machado (Barbara Reis) – Professora, é casada com Samuel e mãe de João. Após um atentado em sua casa, se vê sozinha com o menino diante das terras deixadas pelo marido. Mulher forte, batalhadora e corajosa, aprenderá a plantar e a lidar com as máquinas e com o mercado de agronegócios. Tem em Jonatas, primo de Samuel, um amigo fiel nas horas difíceis. Vai se aproximar dos irmãos Caio e Daniel, filhos do poderoso fazendeiro Antônio La Selva, com quem precisará brigar para manter suas terras e, com eles, descobrirá sentimentos novos.
Rosa da Conceição (Maria Carolina Basilio) – Filha de Flor (Leticia Laranja), que trabalha no bar de Cândida (Susana Vieira). É ela quem, ao entrar na escola, passa a proteger Cristian (Felipe Melquiades).
Rita (Mel Maia) é uma menina de 11 anos, órfã de mãe e criada pelo pai Genésio (Tony Ramos). No entanto, quando ele se casa com Carmen Lúcia, a Carminha (Adriana Esteves), sua vida vira um pesadelo. Além de ser uma madrasta má, ela também é muito calculista e pretende dar um golpe no pai da garota.
Jurecê Guató (Daniel Munduruku) – Pajé, remanescente da etnia guató. Um homem cheio de sabedoria, um xamã. Tem plena consciência da situação dos indígenas. Seu povo foi praticamente extinto, e os que sobraram, estão vivendo na floresta. Mas olha para tudo isso de forma contemplativa, pois, em suas palavras, outros mundos surgirão.
Ademir La Selva (Charles Fricks) – Irmão mais novo de Antônio (Tony Ramos). É produtor rural, mas não tão grande quanto o irmão. Tem uma ligação com Caio (Cauã Reymond), seu sobrinho, a quem ajudará comprando as sementes para Aline (Barbara Reis) plantar. Ademir é um bom sujeito, contrário aos desmandos de Antônio. Mora na cidade e frequenta diariamente o bar de Cândida (Susana Vieira). Há um mistério em torno dele.
Maria Clara Diniz (Malu Mader), dona da produtora Mello Diniz, é uma mulher de sucesso. Certo dia, aproxima-se dela Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu), uma mulher invejosa que quer ocupar seu posto. Assim, Celebridade gira em torno da rivalidade entre as duas mulheres e a disputa pela fama.
Ruan Alves (Tairone Vale) – Trabalhador da lavoura. É o espião de Antônio (Tony Ramos) nas terras de Aline (Barbara Reis) em troca de dinheiro. Sua irmã está presa e ele sonha pagar um advogado para tirá-la da prisão.
Rodrigo Pinheiro (Maicon Rodrigues) – Advogado em início de carreira, mas que ajudará muito Aline (Barbara Reis) e forçará a polícia a investigar a morte do marido dela.
Yandara Guató (Rafaela Cocal) - Filha de Iraê (Suyane Moreira), neta de Jurecê (Daniel Munduruku). Resolve ir à luta por seu lugar no mundo. Ajudada por Graça (Agatha Moreira), dona da butique, ela se lançará como modelo, despontando para uma carreira internacional.
Lucinda Amorim (Débora Falabella) – É gerente da Cooperativa, onde se dedica completamente. Tem um filho, Cristian (Felipe Melquiades) e é casada com Andrade (Ângelo Antônio), um marido violento, mas não engole a violência doméstica. Lucinda tenta de todas as formas amenizar os efeitos do bullying que seu filho sofre por ser uma criança com albinismo. Fica amiga de Aline (Barbara Reis).
Kelvin Santana (Diego Martins) – Garçom simpático e bem-humorado, recebe a todos com um sorriso. Tem falas maldosas, faz piadas, mas é um amigo real de Cândida (Susana Vieira) e de Caio (Cauã Reymond). Vive um relacionamento amoroso secreto.
Paraíso Tropical conta a história das irmãs gêmeas Paula e Taís, interpretadas por Alessandra Negrini. Apesar de identificadas fisicamente, elas não sabem da existência uma da outra. Quando Paula muda-se da Bahia para o Rio de Janeiro, ela descobre que é irmã de Taís. Apesar de um momento inicial de felicidade, logo ela descobre que Taís não é uma pessoa de bom caráter.
Andrade Amorim (Ângelo Antônio) – Dono na pousada da região. É casado com Lucinda (Débora Falabella), com quem tem Cristian (Felipe Melquiades). Bebe demais. Descobre que a cunhada Anely (Tata Werneck) faz strip-tease online e passa a chantageá-la.
Tadeu Junqueira (Claudio Gabriel) – Melhor amigo de Antônio (Tony Ramos). Presidente da Cooperativa, sempre que puder, dará vantagens ao amigo. É um homem rígido e poderoso. Pai de Graça (Agatha Moreira) e casado com Gladys (Leona Cavalli). Gosta de entrar em sites adultos, onde conhecerá Anely (Tata Werneck), sem saber que ela mora na mesma cidade.
Angelina Jordão (Inez Viana) – Embora não seja parente de Antônio (Tony Ramos), Angelina trabalha com ele há muito tempo. Cuidou de Caio (Cauã Reymond), Daniel (Johnny Massaro) e Petra (Debora Ozório). É bem-humorada e protetora, ama ternamente todos da família. É a única capaz de entender a dor de Caio, seu desespero e o sofrimento pela rejeição.
Fernando Galego (Ignacio Luz) – Conhecido como Nando. Cantor sertanejo que trabalha diretamente no bar, mas também faz às vezes de garçom. Seu sonho é se tornar um cantor famoso.