EQST

Qual Foi O Principal Objetivo Do I PND?

Qual foi o principal objetivo do I PND?

O principal objetivo do PND era preparar a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento do Brasil nas décadas seguintes, com ênfase em setores como transportes e telecomunicações, além de prever investimentos em ciência e tecnologia e a expansão das indústrias naval, siderúrgica e petroquímica.

O que foi o II PND e seus principais objetivos?

O II PND priorizava o aumento da capacidade energética e da produção de insumos básicos e de bens de capital. Engendrado e concretizado em meio a uma forte contração da economia mundial, aquele foi o mais elaborado plano econômico do ciclo desenvolvimentista.

Qual foi o primeiro plano nacional de desenvolvimento?

O Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) reforçou o projeto desenvolvimentista do Regime Militar (1964-1985) que no governo do general Emílio Garrastazu Médici (1969-1974) foi sintetizado pelo Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo (1970).

O que visava o plano nacional de desenvolvimento?

Foi instituído durante o governo do general Ernesto Geisel e tinha como finalidade estimular a produção de insumos básicos, bens de capital, alimentos e energia.

Qual era a finalidade da política de desenvolvimento do governo militar?

Os militares brasileiros associa- ram o conceito de desenvolvimento ao de segurança nacional. O desenvol- vimento foi concebido como cresci- mento econômico. ... Segurança nacional. Crescimento eco- nômico.

O que foi o Plano de Metas e Bases?

O objetivo básico do Programa de Metas e Bases era propiciar o ingresso do Brasil no mundo desenvolvido até o final do século. ... Finalmente, o Plano de Metas recomendava a estabilidade política, a ser obtida com a continuação das reformas políticas, econômicas e sociais.

O que é um Plano de Metas?

O Plano de Metas foi um programa de industrialização e modernização levado a cabo na presidência de Juscelino Kubitschek, na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais" que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decênios anteriores".

O que foi o Plano Cruzado 1 e 2?

O Plano Cruzado foi um plano de estabilização econômica ocorrida durante o governo de José Sarney (1985 - 1990) com o controle da inflação como objetivo principal. Aconteceu em duas versões: o Plano Cruzado I e o Plano Cruzado II. ... A inflação não é controlada, voltando a aumentar de forma acentuada no ano seguinte.

Em que ano foi aprovado o II Plano Nacional de Desenvolvimento no Brasil?

No primeiro pronunciamento do general Ernesto Geisel apresentando o projeto do II PND ao Congresso Nacional, em 10 de setembro de 1974, foi asseverada a exigência de expansão de setores da produção doméstica, enfatizando a prioridade de “uma política realista de substituição de importações”, sobretudo, nos setores de ...

Quais são as principais características dos planos nacionais de desenvolvimento?

Percebe-se, portanto, que os principais objetivos dos Planos Nacionais do Desenvolvimento eram impulsionar a economia Brasileira, incentivando a indústria, promovendo combate à inflação, além de estimular crescimento de renda e diminuição do desemprego.

Como o governo militar promoveu o crescimento da economia durante o chamado?

Os primeiros anos do regime militar foram marcados por reformas e ajustes econômicos. Uma das primeiras medidas adotadas para garantir o crescimento acelerado foi a alteração do reajuste do salário mínimo. ... “Entre 1964 e 1967, o salário mínimo caiu em torno de 35%”.

O que foi a política de arrocho salarial?

Arrocho salarial é a consequência de uma política salarial cujos reajustes não acompanham a inflação. ... Entre 1964 e 1985, durante a época da ditadura militar, o salário mínimo perdeu mais de 50% do seu valor real, o que ajudou a aumentar a desigualdade social.

Qual era o principal objetivo do Plano de Metas?

Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

Quais os principais acontecimentos do governo de JK?

Porém, uma obra que ajudou a desenvolver especialmente a região Centro-Oeste foi a locomoção. Em janeiro de 1956, tomou posse o novo presidente Juscelino Kubitschek, ex-governador de Minas Gerais, que inicia um período de intensa industrialização do país e a construção da nova capital federal, Brasília.

Que áreas ficava o plano de metas do seu governo?

4) petróleo (produção) — meta inicial, 90 mil barris/diários; meta revista, 100 mil barris/dia. Alcançaram-se, em 1960, 75.500 barris/dia; portanto, 75,5% da meta revista. Em 1961 a produção atingiu 95.400 barris/dia. 5) petróleo (refinação) — meta inicial, 175 mil barris/dia, em 1960; meta vista, 308 mil barris/dia.

Qual era o lema do plano de metas?

Foi com o lema "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo", que Juscelino Kubitschek entrou para história do país com um modelo de gestão presidencial diferenciado, ele conseguiu movimentar a Economia do Brasil.

O que é o Plano Cruzado 2?

O Cruzado II foi um pacote fiscal que acabou por fornecer uma válvula de escape para toda a inflação reprimida durante o congelamento de preços. O Plano pretendia controlar o déficit fiscal aumentando a receita tributária.

O que foi o Plano Cruzado Novo?

Plano de estabilização econômica anunciado em 28 de fevereiro de 1986, no governo do presidente José Sarney (1985-1990). Inicialmente bem-sucedido, pois os índices inflacionários caíram consideravelmente, o recrudescimento da inflação levou o plano ao fracasso no final de 1986.

Quais foram os avanços econômicos do milagre de 1967 até 1973?

Milagre Econômico ou "milagre econômico brasileiro" corresponde ao crescimento econômico ocorrido no Brasil entre os anos de 1968 a 1973. Esse período foi caracterizado pela aceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), industrialização e inflação baixa.

Quais são as características de plano?

Objetividade funcionalidade Precisão e clareza Consiste em levar em conta a análise das condições da realidade, adequando o plano ao tempo disponível . O plano deve apresentar uma linguagem simples e clara.