A economia ateniense era baseada no comércio, já que o território da Cidade-Estado era pouco adequado para a prática da agricultura em larga escala. ... Por meio desta prática era possível alimentar a vasta cidade, além da prática ter tornado Atenas um importante centro econômico do mundo antigo.
A história de Atenas durante o século V a.C. está marcado pelas invasões persas e a guerra contra Esparta. ... Primeiro se levantou Samos, em 440, e depois Tebas, Mégara e Corinto, e principalmente a poderosa Esparta, o que acabou levando à Guerra do Peloponeso (431 – 401 a.C.).
Democracia ateniense
Em Atenas, somente os filhos de pais e mães atenienses. Mulheres, escravos e estrangeiros não tinham qualquer direito político.
Atenas é o berço da democracia grega pois foi lá que, em 510 antes de Cristo, depois de uma vitoriosa rebelião liderada por Clístenes, pela primeira vez na Grécia houve um governo que tinha forte participação das massas.
Atenas
Considerado o berço da democracia nas Américas, São Vicente completa 489 anos. A cidade mais antiga do país, São Vicente, completa 489 anos.
O país é considerado o berço da civilização ocidental, da filosofia, da literatura, da dramaturgia e da ideia moderna de democracia. Situada no extremo sul dos Bálcãs, no sudeste da Europa, a Grécia abrange a península montanhosa do Peloponeso e cerca de duas mil ilhas nos mares Egeu e Jônico.
A Grécia é considerada o berço da civilização porque a sua democracia, a sua cultura, as suas leis e sua arte influenciaram todas as nações.
A África é considerada o "berço" da humanidade em razão de que o ser humano surgiu naquele continente. ... Em razão dos fósseis de ancestrais do ser humanos encontrados na África serem muito mais antigos que em qualquer outro lugar do mundo (em vários milhões de anos).
A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações por volta do VI milênio a.C. As primeiras cidades foram o resultado culminante de uma sedentarização da população e de uma revolução agrícola, que se originou durante a Revolução Neolítica.
Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.
As primeiras civilizações se formaram a partir de quando o homem descobriu a agricultura e passou a ter uma vida mais sedentária, por volta de 4.
O legado dos povos mesopotâmicos a divisão do dia em 24 horas; a crença nos horóscopos e os doze signos do zodíaco; a previsão dos eclipses.
Um dos principais legados deixados pelos mesopotâmios foram as técnicas agrícolas, técnicas de irrigação, o estabelecimento de comércios, técnicas de trabalhos com alguns metais e cerâmicas, além de descender deles o primeiro alfabeto que se tem conhecimento.
deixaram-nos a cultura, meios de arquitetura avançada, normas e leis e códigos,medicina e remédios via manuscritos, relatos de formar exércitos,governadores, prefeitos, foi uma época muito pujante no Império Babilônico e Persa.
A sociedade mesopotâmica era uma sociedade hierarquizada. Com o desenvolvimento das cidades-estados, o comércio externo começou a aflorar cada vez mais com as comprar de pedras, madeiras e metais, com isso surgem as caravanas ou expedições.
A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.