"Ponte de Esmalte" no primeiro molar superior: é uma estrutura de reforço de esmalte que une as cúspides Disto-Vestibular e Mésio-Palatina.
Cristas oblíquas (ou ponte de esmalte). Estas atravessam em diagonal as faces oclusais dos molares superiores e unem as cúspides mésio-lingual e disto-vestibular. A figura abaixo mostra o desenho normal e estilizado da face oclusal do primeiro molar superior onde as setas vermelhas apontam para a ponte de esmalte.
12. 11 As áreas de contato situam-se, pois, próximas à borda incisai ou à face oclusal, muito mais deslocadas para vestibular do que para lingual.
Este dente assim como os demais molares não possuem nenhum dente decíduo ou de leite que o preceda irrompendo sem que ocorra a perda de nenhum dente. No sistema de Notação Dentária FDI o primeiro mola inferior esquerdo é designado pelo número 36 e o direito pelo número 46.
Resposta. Cada dente nosso tem uma função diferente, como cortar, rasgar, triturar, e por esse motivo apresentam tamanhos diferentes.
Essa característica ajuda-nos a classificar os dentes em alguns tipos: