Adendo: Tipos de diodos Diodo de Silício - O silício é o material mais usado para fazer diodos. O silício tem uma tensão direta típica de 0 , 6 − 0 , 7 V 0{,}6-0{,}7\,\text V 0,6−0,7V0, comma, 6, minus, 0, comma, 7, start text, V, end text.
Qualquer diodo inversamente polarizado praticamente não conduz corrente desde que não ultrapasse a tensão de ruptura. ... Por exemplo, existem diodos Zener de 400 mili Watts e 1 Watt. O valor da corrente máxima admissível depende dessa potência e da tensão de Zener.
O diodo Schottky têm como característica a comutação ultrarrápida, e quando é polarizado diretamente possui uma queda de tensão muito baixa. Ao contrário do diodo comum, o diodo Schottky não é formado por uma junção P-N, porque a camada P é substituída por uma camada de metal, formando uma junção Metal-N.
Aplicações do diodo Existem milhares de aplicações para esse componente, mas algumas das mais conhecidas são: Pontes retificadoras. Evitar correntes reversas que podem danificar componentes. Iluminação LED.
Os transistores MOSFETs são dispositivos controlados por tensão, pois um sinal positivo na porta de um transistor do canal N, cria um campo elétrico que atrai elétrons na região semicondutora, formando o canal de condução.
Nos Transistores de Efeito de Campo Semicondutor de Óxido Metálico, MOSFET, é como um transistor FET, porém o terminal Porta isolado demais por uma fina camada de óxido de silício, o que faz com que os transistores MOSFET tenham uma alta impedância (resistência) na entrada.
Os transistores MOSFET possuem 3 terminais: Gate (Porta), Drain (Dreno) e Source (Fonte). O terminal Porta tem função ligar e desligar a corrente que circula entre Dreno e Fonte. Existem basicamente 2 tipos de transistor MOSFET: o de canal N e o de canal P.
Se o ponteiro se movimentar até a metade do curso total, a junção coletor-emissor está com fuga. Nesse caso, o transistor está com defeito. Se o ponteiro for até o final a junção coletor-emissor está em curto. Nesse caso, o transistor está com defeito.
Fixe a ponta de prova preta em um dos terminais do transistor. Conecte a ponta de prova vermelha a cada um dos outros dois terminais. Se o display mostra alta resistência quando cada um dos terminais são tocados, você encontrou a base (e um bom transistor NPN).
Passamos agora a identificar os terminais de coletor e emissor, já que conhecemos o terminal de base. Se o transistor for NPN, coloque a ponta de prova vermelha na base. Se for PNP, coloque a ponta de prova preta na base. A seguir, meça com a outra a ponta a resistência nos dois terminais restante, anotando os valores.
Os principais instrumentos para esse teste são o Osciloscópio e o Multímetro (na escala de tensão ou corrente)....Atualmente existem três métodos de medir componentes na placa:
Uma maneira bastante conhecida de se testar transistores é com o auxílio de um multímetro. Existem dois tipos de transistores bipolares, de acordo com a configuração de seus terminais: o NPN e o PNP.
Assim, ao se suspeitar da “integridade” de um transistor digital, podemos tomar dois rumos: tentar soltá-lo do circuito para testá-lo com o ohmímetro ou analisar o comportamento do mesmo dentro do circuito de forma dinâmica.
O transistor bipolar de junção (TBJ) possui em sua forma construtiva três terminais, sendo eles a base, o coletor e o emissor. ... Esses transistores são os únicos que são ativados pela entrada de corrente em sua base. A baixa impedância (ou resistência) permite que a corrente flua através da base do transistor.
Nos multímetros analógicos, a posição das pontas de prova deve ser: A ponta de prova positiva ( + ) (vermelha), precisa ser posicionada sobre a base (B), que é a extensão do meio, e a ponta de prova negativa ( = ) (preta) será testada cada vez em um terminal, o de saída (E) e o de entrada (C).