Os desertos são influenciados por climas áridos e semiáridos. Em alguns deles, a temperatura durante o dia pode atingir os 50°C, mas, durante a noite, pode cair para abaixo de zero. Deserto é o nome usado para designar uma região quase desabitada e desprovida de água da chuva ou de rios.
O deserto durante a noite fica frio porque quando é dia o calor não é acumulado pela atmosfera, por causa da baixa umidade do ar, essa falta de umidade no ar faz com que tenha pouquíssimo vapor de água na atmosfera e assim praticamente não se formam nuvens.
As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum: o solo do deserto é principalmente composto de areia, com frequente formação de dunas. ... Os desertos algumas vezes contêm depósitos de minerais valiosos que foram formados no ambiente árido ou que foram expostos pela erosão.
O quartzo também é dióxido de silício, mas a diferença não é química, é estrutural. Areia e vidro têm moléculas desorganizadas que apontam para todas as chamadas, enquanto o quartzo é feito de cristais regulares. Quando você derrete areia, ela se torna “amorfa” como no diagrama à direita.
Uma dessas fortes tempestades, na última quinta-feira, 11 de Junho, atingiu a cidade de Owald Jalal, a oeste da cidade argelina de Biskra, no meio do Saara argelino.
Ao redor de 2 500 a.C., as monções recuaram para o sul onde está hoje, que conduziram a desertificação do Saara. O deserto está atualmente árido na forma que o conhecemos hoje há aproximadamente 13 000 anos.
Desertização é o processo de formação de desertos. É um fenômeno natural.
Os fatores que influenciam a umidade do ar são radiação solar, velocidade dos ventos e temperaturas, mas o principal fator de os desertos estarem nessa latitude é o comportamento da circulação do ar na atmosfera que é divergente a 0° de latitude, ou seja na linha do Equador; e convergente a 30° de latitude, tanto para ...
Em áreas tropicais, a maior incidência solar ao longo do ano faz com que se formem células de alta pressão atmosférica, o que torna o ambiente mais seco. Em alguns casos, os ventos contra-alísios fazem com que essas características também se anunciem em zonas subtropicais.
Antártica
Os oásis, no deserto, são formados devido à ação do vento que desloca grandes porções de areia e rebaixa o nível do solo em determinadas regiões fazendo com que este fique próximo ao lençol freático subterrâneo.
O oásis surge quando, em uma determinada região do deserto, o lençol freático está mais próximo à superfície. Um dos principais motivos para a água aparecer é o desgaste do solo causado pelo vento. As fortes ventanias podem mover até 260 milhões de toneladas de areia por ano.