A eletrólise ígnea ocorre em uma célula eletrolítica e consiste na reação redox não espontânea provocada pela passagem de corrente elétrica através de um composto iônico fundido. Essa semi-reação é chamada de catódica. Essa semi-reação é chamada de anódica.
Semi-reação anódica Os ânions são atraídos pelo ânodo e sofrem oxidação, isto é, cedem elétrons ao eletrodo.
Nas pilhas, o eletrodo positivo é chamado de cátodo e o negativo é o ânodo. Aqui na eletrólise é o contrário, o ânodo é o polo positivo e o cátodo é o polo negativo. No entanto, nos dois casos, na pilha e na eletrólise, no ânodo há a oxidação e no cátodo há a redução.
Eletrólise: Uso de energia elétrica para a realização de uma reação química de oxirredução. Célula eletroquímica: sistema onde acontece o processo de eletrólise. Reação de oxirredução: tipo de reação que envolve passagem de elétrons entre elementos que alteram seus números de oxidação após a reação.
A eletrólise ocorre em cubas (ou celas) eletrolíticas, com dois eletrodos ligados aos terminais de um gerador de corrente contínua. Cátodo: É o eletrodo negativo que atrai cátions, e é nele que ocorre a redução do cátion. Ânodo: O eletrodo positivo que atrai ânions e, por isso, é aqui que se dá a oxidação do ânion.
O estudo da eletroquímica compreende as pilhas e a eletrólise. A diferença entre os dois processos é a transformação de energia. A pilha converte energia química em energia elétrica, de modo espontâneo. A eletrólise converte energia elétrica em energia química, de modo não espontâneo.
A eletrólise se dá apenas com fornecimento de energia por meio de um gerador, parecido com uma pilha!
Cromação: recobrimento de um objeto com cromo. Durante o processo, íons são transferidos de um metal imerso em um substrato para outra superfície através da eletrólise.
Atualmente, a eletrólise é amplamente empregada em indústrias químicas, em processos de eletrodeposição metálica para proteção contra corrosão (galvanoplastia), na purificação de metais, como o cobre, na produção de elementos isolados e de substâncias simples que não existem na natureza, entre outros.
A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.