A profissão de bancário sempre foi uma das mais almejadas em todo o mercado de trabalho. Afinal, por trabalhar em um setor que lida com dinheiro, essa profissão possui uma boa remuneração assim como com excelentes benefícios.
Em seus sites sempre haverá, ainda, uma aba de “trabalhe conosco”, no qual cada um divulgará as vagas disponíveis. Hoje em dia, porém, vale muito a pena manter o seu LinkedIn atualizado, com informações consistentes e importantes, para se manter atento às vagas disponibilizadas por lá, que são muitas e, ademais, muitas vezes é possível realizar a aplicação diretamente na plataforma.
Pois é! Se você acessar a aba de cursos da TopInvest, verá que não somentes estamos preparadíssimos para te ajudar a conseguir suas certificações financeiras, como também oferecemos cursos de desenvolvimento profissional – com a gente, você também aprende inglês para o mercado financeiro, excel, como usar sua calculadora HP12c, técnicas de venda e muitos outros. Imperdível, né?
Ainda que a adesão não seja mais obrigatória, a maioria dos profissionais que atuam na área optam por se filiar ao sindicato para desfrutar de vantagens oferecidas, como por exemplo, colônia de férias em praias.
Independente de sua função específica, uma das principais características sobre o trabalho em um banco é a conexão entre diferentes equipes. Por isso, no seu dia a dia, é muito provável que você tenha um contato bastante próximo com outras tarefas além das suas.
É claro que, com uma rotina agitada entre trabalho, formação profissional e momentos de descanso (que são extremamente importantes e não devem ser deixados de lado), esse plano estratégico de desenvolvimento pode parecer pesado demais. Por isso, eu recomendo que você organize todo esse aprendizado, adapte ele à sua realidade e não desista – as recompensas valem a pena!
O bancário não trabalha somente das 10 às 16, que é o horário de atendimento ao público, e muito menos só fica sentado no ar condicionado sem fazer nada. O bancário ao mesmo tempo que precisa realizar um atendimento especializado a um determinado cliente, pode ser solicitado para realizar tarefas mais básicas, como ajudar alguém a sacar seu FGTS, a utilizar o aplicativo do banco, atualizar a senha de seu cartão, realizar atualização de dados cadastrais e etc. Portanto, o bancário acaba precisando entender de tudo um pouco, para conseguir realizar sua função sem maiores problemas.
Para chegar até aqui, mais do que certificações, graduação e experiência, você precisará ter passado com sucesso por aqueles cargos que eu citei anteriormente e de algumas soft skills. Os salários passam de R$ 3.500 e o seu crescimento na instituição passa muito pela sua ambição. Até onde você deseja ir?
Ter uma certificação financeira é obrigatório para trabalhar em banco. Mesmo que você comece como trainee ou estagiário, caso seus superiores desejem te promover, certamente irão exigir que você se capacite com, pelo menos, a CPA-10.
Outra vez, temos as soft skills como um elemento bem importante para o sucesso. Uma vez que, nesta função, o contato com clientes é constante, é preciso ser paciente, saber se comunicar e se expressar com clareza. Ademais, é fundamental que essa capacidade se estenda também ao relacionamento com a equipe.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quanto ganha um bancário, e até mesmo sobre como ser um correspondente bancário. A verdade é que esse é um profissional muito bem remunerado no Brasil.
Por outro lado, ter um curso superior aumenta consideravelmente a chance de sucesso e, claro, a obtenção de melhores salários. Para o bancário, é recomendável que essa formação tenha relação com finanças como Administração, Economia ou Engenharia.
Toda moeda tem dois lados. Como eu falei lá no início, eu escrevi esse artigo para te ajudar a visualizar de verdade como é a rotina de um banco. Por isso, eu trouxe alguns contras comuns.
Já é um fato amplamente conhecido que o mercado financeiro tem se transformado em proporções colossais, principalmente por causa da evolução tecnológica e suas consequências.
Mas saiba que a PLR está disponível somente para a agência que conseguir atingir as metas que foram definidas durante o ano. Se você trabalha no banco e não se esforça para bater as metas, e sua equipe faz a mesma coisa, vocês não serão agraciados com essa PLR. O nome já diz, você tem direito a participar dos lucros e resultados, mas para isso precisa trazer lucro e resultado ao banco. E assim como qualquer outro ambiente de trabalho tem metas, o banco também tem, então você precisa entender que para manter seu emprego e também a saúde financeira do banco, é necessário sim realizar as vendas de produtos e atingir suas metas.
A legislação prevê que a carga horária desses trabalhadores seja de 6h, mas a necessidade de trabalhar horas extras será comum – o pagamento dessas, ou a construção de um banco de horas é um detalhe que deverá ser acertado com o empregador. Com isso em mente, a legislação também prevê que a jornada de um bancário aconteça entre 7h e 22h, além de estipular intervalos obrigatórios.
Não há uma exigência de um determinado curso para trabalhar dentro de um banco. Todavia, os profissionais que desejam trabalhar na área buscam fazer graduações em administração, finanças, economia ou ciências contábeis.
Mesmo que não exista um critério estabelecido, para se tornar um bancário, os interessados geralmente cursam uma graduação em Finanças, Ciências Contábeis e Economia, além de buscar conhecimento em legislação bancária.
Ao longo desse artigo, eu vou me aprofundar em vários detalhes sobre o trabalho em banco. Por hora, de forma geral, posso afirmar que a experiência é intensa em vários sentidos.