A derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial resultou na divisão do país, que se tornou o marco de dois blocos político-econômicos antagônicos. Era o início da Guerra Fria. A Alemanha permaneceu dividida até 1990.
d) como resultado de um intenso processo de regionalização econômica e da ampliação do poder geopolítico de países que se mantiveram em estado latente durante as décadas da bipolaridade.
O filme alemão “Adeus, Lênin”, de 2003, dirigido por Wolfgang Becker tem como temática a queda do muro de Berlim e o fim da divisão da Alemanha. De forma bem humorada e inteligente, o filme conta a história de um jovem que tenta esconder de sua mãe o fato de que o muro e a URSS ruíram.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em consequência da bipolarização mundial. ... Esse muro dividiu fisicamente as Alemanhas e foi o principal marco da Guerra Fria e da separação do mundo entre as duas ideologias contrárias, o capitalismo e o socialismo.
Na Conferência de Potsdam, a Alemanha foi dividida pelos Aliados em quatro zonas de ocupação militar; as três zonas a oeste viriam a formar a República Federal da Alemanha (conhecida como Alemanha Ocidental), enquanto que a área ocupada pela União Soviética se tornaria a República Democrática da Alemanha (conhecida ...
A queda do muro representava, naquele momento, os últimos suspiros da União Soviética. O processo de dissolução da grande nação comunista iniciou-se no governo de Mikhail Gorbachev através de duas reformas, uma econômica e outra política, que ficaram conhecidas como Perestroika e Glasnost, respectivamente. Em novembro de 1991 a União Soviética chegava ao fim.
Simultaneamente, começam a emergir novos polos de poder, revelam-se os primeiros traços de outros blocos geopolíticos, manifestam-se as primeiras acomodações e tensões entre os estados-nações preexistentes, bem como entre os que se formam com a desagregação da Iugoslávia, Tchecoslováquia e União Soviética.
Mas durante o período da guerra fria ficou dividida em 2: Alemanha oriental, comunista, dominada pela URSS e Alemanha ocidental, capitalista, dominada pelos Estados Unidos. Lembrando que essa separação era física devido ao muro de Berlim.
Ao fim da guerra, ficou evidente que tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética saíram como as maiores potências do planeta. Além disso, era claro que ambos os países possuíam projetos de sociedade profundamente divergentes. A segunda metade do século XX foi, então, marcada pela bipolaridade de uma guerra ideológica, tecnológica e geopolítica.
Você sabia que o Muro de Berlim começou a ser construído em 1961, mas a Alemanha já estava dividida desde o final da Segunda Guerra? Venha ver mais detalhes desta história aqui, no Curso Enem Gratuito.
e) devido à preocupação da Alemanha comunista em criar um obstáculo às forças militares ex-nazistas da parte ocidental da Alemanha, que pregavam o revanchismo em relação à URSS, ameaçando invadir a parte oriental, a despeito da separação legal entre as duas Alemanhas desde 1946.
a) em um momento em que cessam os conflitos políticos em várias partes do mundo devido à ação decisiva da Otan e à formação do G-7, congregando os novos centros de decisão.
Ficou estabelecido que o território alemão ficaria dividido em quatro zonas de influência. Elas ficariam sob responsabilidade da Grã-Bretanha, França, Estados Unidos e União Soviética. O estabelecimento das fronteiras considerou o avanço das tropas durante o esforço de guerra. Isso fez com que a capital, Berlim, ficasse situada dentro da zona de influência da União Soviética.
A construção do muro de Berlim foi iniciada em 13 de agosto de 1961, por iniciativa da RDA. A migração para a zona de influência ocidental já ocorria e era, inclusive, proibida desde 1952, antes mesmo do muro. Sua construção, realizada ao redor da cidade de Berlim, tratava-se de mais uma medida de contenção de um fluxo que já existia.
A partir da década de 1970, a RFA e a RDA começaram a demonstrar sinais de aproximação. Após reconhecerem um ao outro como Estados, puderam, enfim, ocupar assentos na ONU. Mesmo assim, o muro de Berlim continuava atrelado à imagem da Guerra Fria e da União Soviética.
c) pela República Democrática Alemã, procurando instituir uma barreira que circunscrevia e isolava a parte de Berlim vinculada à República Federal da Alemanha, capitalista, do resto do território da Alemanha comunista, evitando as fugas e migrações constantes da parte oriental da capital para a ocidental.
b) com recursos norte-americanos, pelo governo da Alemanha Ocidental, procurando isolar economicamente a parte oriental do país, dominada pela URSS desde o fim da II Guerra, de modo a inviabilizar o avanço do regime socialista no território germânico.
A derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial resultou na divisão do país, que se tornou o marco de dois blocos político-econômicos antagônicos. Era o início da Guerra Fria. A Alemanha permaneceu dividida até 1990.5 de abr. de 2013
As noções de colonialismo, imperialismo, dependência e interdependência, assim como as de projeto nacional, via nacional, capitalismo nacional, socialismo nacional e outras, envelhecem, mudam de significado, exigem novas formulações. Na medida em que se desfazem as hegemonias construídas durante a Guerra Fria, declinam as superpotências mundiais, envelhecem ou apagam-se as alianças e acomodações estratégicas e táticas sob as quais se desenhava o mapa do mundo até 1989, quando caiu o Muro de Berlim, o emblema do mundo bipolarizado.
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
A Guerra Fria termina com a Queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética, em 1991. Os Estados Unidos foram os vencedores deste peculiar conflito, pois sua situação econômica era superior à russa.
4.
O item III do artigo 5º da Resolução CONAMA nº 01/1986 estabelece que sejam definidos os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos de um empreendimento, denominada área de influência do mesmo, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
Porém, os EUA conseguem abrangência mundial no plano econômico, ainda que um pouco dividida com estes outros dois países que fazem parte da pergunta (Alemanha e Japão). ... - Alemanha: Europa. - Japão: região nordeste da Ásia, mas tal influência tem sido consideravelmente reduzida, a partir a ascensão da China.
Resposta: Os EUA têm participação significativa em conflitos como as Guerras Mundiais e a Guerra Fria (EUA x URSS). A busca da hegemonia política tem por base a Doutrina Truman.