A grande preocupação dos primeiros filósofos era provar a origem do mundo, para isso faziam usos de elementos da natureza. Os pré - socráticos queriam provar a existência de todas as coisas por meio dos elementos básicos da natureza como: Terra, água, fogo e ar.
Filósofos pré-socráticos: principais ideias Os filósofos pré-socráticos nutriam esse mesmo objetivo: encontrar o princípio gerador ou a matéria primordial de todo o Universo. Por isso, as suas ideias são bem parecidas.
Índice
Anaxímenes e o arché Enquanto que os seus predecessores, Tales de Mileto e Anaximandro, propuseram que o arqué ou arkhé (princípio da vida), a substância primária, era a água e o ápeiron respectivamente, Anaxímenes afirmava ser o ar a sua substância primária, a partir da qual todas as outras coisas eram feitas.
Demócrito foi discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto. Sua fama decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo. De acordo com essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos (do grego, "a", negação e "tomo", divisível. Átomo= indivisível).
Leucipo e Demócrito foram os últimos pré-socráticos. Eles formularam a teoria atomista para solucionar a dúvida acerca da origem do Universo. ... O pensamento dos dois filósofos é inseparável, visto que a doutrina atomista foi iniciada por Leucipo e finalizada por Demócrito, o seu discípulo.