O Carnaval tem sua origem na Antiguidade com festas aos deuses onde se permitia uma alteração na ordem social. ... Cidades como Veneza (Itália), Nice (França), Nova Orleans (EUA), Ilhas Canárias (Espanha), Oruro (Bolívia) e Barranquilla (Colômbia), também celebram a festa de forma bem animada.
O carnaval nasceu no Egito, passou pela Grécia e por Roma, foi adaptado pela Igreja Católica e desembarcou aqui no séc. XVII, trazido pelos portugueses. Com Hitória do Brasil, Lamartine Babo (1904-1963) fez mais do que a grande parada carnavalesca de 1934: deu uma definição clássica da festa e do país.
O Brasil entrou na história da festa apenas a partir do descobrimento pelos portugueses, em 1.
Primeira escola de samba do Brasil se chamava Deixa Falar; saiba origem do nome. A primeira escola de samba do Brasil foi a Deixa Falar, criada no bairro carioca do Estácio, em 1928, pelo sambista Ismael Silva. No livro "O Pulo do Gato", o autor Márcio Cotrim conta a história da origem do nome.
Deixa Falar
Lavapés
7 de fevereiro de 1932
1932
Ismael Silva
A história do Carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Nela, as pessoas saíam às ruas sujando umas às outras jogando lama, urina etc.
O costume de se brincar no período do carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVI, com o nome de 'Entrudo. Já na Idade Média, costumava-se comemorar o período carnavalesco em Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia.
Os historiados narram que o carnaval de Veneza, na Itália, teve sua origem na rebelião de Ulrich, patriarca de Aquiléia, no século XIII. O chefe da República, ou Doge, enviou contra Ulrich uma frota, aprisionou-o e tomou-lhe 12 canhões.
O chamado carnaval “moderno” nasceu na Europa, era o período em que se podia comer e beber sem limites, nos três dias anteriores à Quaresma, onde só era permitido comer peixe. Foi no século 11 que a Igreja Católica instituiu a Semana Santa e os 40 dias de jejum com abstinência de carne.
História. Os bonecos gigantes surgiram na Europa por volta da Idade Média, onde eram utilizados em procissões em forma de santos católicos. ... A tradição dos bonecos gigantes iniciada em Belém do São Francisco ganhou as ladeiras de Olinda em 1931, com a criação do boneco Homem da Meia Noite.
O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
O Rei Momo é considerado o dono do Carnaval, quem comanda a folia. possuindo uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. Vindo da mitologia grega, é filho do sono e da noite, sendo expulso do Olimpo porque tinha como diversão ridicularizar as outras divindades.
Os principais destaques do Carnaval brasileiro são os blocos de rua realizados nas quatro capitais citadas. Em Salvador, eles são puxados pelos tradicionais trios elétricos, que passam por alguns pontos da cidade. O ritmo que agita o Carnaval baiano é, principalmente, o axé, estilo musical tradicional da Bahia.
O carnaval é uma festividade religiosa (católica) em 1º lugar, no entanto, atualmente, também pode ser considerado uma manifestação artistica. Músicas como samba e o sertanejo já fazem parte do carnaval, nas avenidas vemos carros alegóricos e mosaicos de pessoas, tudo isso é arte e o carnaval ao mesmo tempo.