Essa palavra veio da expressão grega mathematike tekhne, “ciência matemática”, de mathematikos, “científico, relativo à Matemática”, de mathema, “ciência, conhecimento em geral, conhecimento matemático”, relativo a manthanein, “aprender”. Ela tem subdivisões para facilitar a compreensão geral.
A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.
A matemática desenvolveu-se principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia e no Oriente Médio. ... Raciocínios mais abstratos que envolvem argumentação lógica surgiram com os matemáticos gregos aproximadamente em 300 a.C., notadamente com a obra Os Elementos, de Euclides.
Esse estudo remonta aos primórdios da história, na Mesopotâmia e no Egito, mas alcançou novo patamar a partir do filósofo e matemático grego Tales de Mileto, o primeiro indivíduo na história a quem se atribuem descobertas matemáticas. Há dois teoremas com o nome de Tales na geometria, ambos sobre triângulos.
Sabemos que a Matemática está presente em tudo a nossa volta. Ela está nas pequenas ações que realizamos no nosso dia a dia, como, por exemplo, ir às compra, preparar uma receita, brincar e jogar, contar o tempo no relógio, na música, etc. ... A Matemática faz parte de nossas vidas, ela está presente em diversas situações.
“A importância da matemática não é definida apenas por um curso, ela é usada de várias formas no cotidiano: quando você dirige de um lugar a outro e precisa saber o tempo entre os pontos, ou para calcular a quantidade de quilômetros que o veículo percorreu; quando faz uma compra no supermercado e quer calcular a conta, ...
utilizamos a matemática, em diversas situações. Tanto na arquitetura, em restaurantes, empresas, lojas, hotéis, casas. a matemática, tem utilidade, tanto na área da geometria, que é utilizada na arquitetura, quanto na área dos cálculos e propriedades matemáticas, que são utilizadas em coisas simples do cotidiano.
A Matemática está presente em todos os domínios científicos mostrando e demonstrando a sua unidade no funcionamento da Natureza. Desde os caracóis aos girassóis, das imagens médicas às variações da bolsa de valores podemos encontrar a ciência dos números como base de múltiplos fenómenos.
A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore. O homem tem tentado compreender e criar a ordem, a beleza e a perfeição, através dos tempos, por meio do sentido da simetria. ...
Resposta. Um perfeito exemplo de simetria encontrada na natureza é o caso da borboleta, a qual apresenta um único eixo de simetria. Todavia existem figuras que podem ter vários eixos de simetria ou nenhum. A simetria bilateral é imediatamente detectada na imagem da cabeça de uma coruja.
A matemática, quem diria, pode ser um instrumento importante nas ações de preservação do meio ambiente. ... Analisado o modelo matemático, descrito por meio de equações diferenciais parciais, uma das áreas da matemática, é possível antecipar se um local é propício à sobrevivência daquela população.
Esses conceitos, procedimentos e atitudes se constituem em suas práticas sociais com a Matemática. ... Nesse sentido, a aprendizagem em Matemática está relacionada à compreensão, ao estabelecimento de relações, ao aprender e produzir significados a partir da prática humana como relação social.
Leonardo explica que a modelagem pode contribuir para a prevenção de desastres. “Se soubermos onde e quanto vai chover, é possível antecipar os riscos”, diz. Além disso, técnicas matemáticas podem ser usadas para organizar as respostas, como a definição de rotas para acesso ao local e o fornecimento de suprimentos.
Desenvolvimento do plano: Instigar os alunos a falarem dos problemas ambientais da nossa região. Propor aos alunos que procurem imagens do meio ambiente antes e depois da ação do homem. Fazer exposição das imagens. Orientar os alunos na confecção de cartazes pedindo a preservação do meio ambiente.
Se você está em busca de uma profissão que permita trabalhar em contato com a natureza, confira alguns cursos de graduação que podem lhe interessar:
Traga a sala de aula para a natureza Estimular o contato com o meio ambiente é muito importante para desenvolver uma consciência ambiental nos alunos. Para isso, a escola deveincentivar as aulas ao ar livre para que os alunos tenham um contato maior com a terra, a vegetação e os animais.
Retome os registros dos alunos sobre os tipos de lixo encontrados pelos alunos e construa coletivamente com a turma um cartaz com os nomes dos lixos encontrados, procurando separá-los em grupos de: papel, vidro, plástico, metal e orgânico.
A criação de novos objetos através do “lixo” influenciará numa mudança comportamental dos educandos. Promova a participação dos alunos para a redução da produção de lixo. Explique o conceito de desenvolvimento sustentável e conscientize os alunos que eles também são responsáveis pela preservação ambiental.
A reciclagem consiste em reaproveitar objetos que já foram utilizados e que seriam descartados ou seja iriam para o lixo. Assim, por exemplo, o plástico de uma garrafa já utilizada pode ser reciclada, ou seja, reaproveitada na fabricação de outros objetos de plástico.
Como é possível incentivar práticas de sustentabilidade com os alunos?
Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. Sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade.
O desenvolvimento sustentável exprime a relação entre crescimento econômico, conservação ambiental e preocupação social. ... São exemplos de ações sustentáveis: a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e. a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.
Exemplos de Sustentabilidade
Tipos de sustentabilidade
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
A energia solar (gerada pela Sol) e eólica (gerada pela força do vento) são bons exemplos. - Uso de procedimentos na agricultura que visem à preservação do solo. Neste sentido, a agricultura orgânica é um bom exemplo de desenvolvimento sustentável no campo.