O site Multiverso Anime fez uma lista atualizada com a ordem de Sword Art Online. Confira clicando aqui.
Como se não bastasse, o anime faz várias referências aos acontecimentos do anime inicial, então para quem ficou descontente com o final da 4ª temporada e ainda anseia por uma continuação, vale a pena todos os 24 episódios.
Fizemos um reviews da adaptação para anime dessa saga, se quiser ver clique aqui. Ou leia um review compilado de todos os arcos adaptados no anime até agora clicando qui.
A ordem cronológica é para otakus experientes que já estão familiarizados com a série. Você descobrirá que vários spinoffs como Gun Gale e Clover Regret também estão incluídos no pedido, mas são spinoffs, portanto, sinta-se à vontade para ignorá-los se estiver focado apenas na trama principal.
Mothers Rosario é uma saga bem diferente das anteriores. Existe o elemento ação, principalmente na primeira metade, mas na segunda é mais voltado ao drama e slice of life. O climax também não é de ação e não existe “vilão” nessa saga. Quem gosta de histórias bonitas e slice of life deve gostar bastante, mas quem busca ação e aventura pode ficar decepcionado.
Na história Kirito, Asuna e Alice acabam envolvidos em um misterioso jogo chamado Unital Ring. O brutal “MMO de sobrevivência” como é conhecido, é um novo mundo onde todos os VRMMOs criados ao longo dos anos pelo programa base de Sword Art Online “The Seed” são fundidos.
Qual foi o primeiro Isekai? O primeiro isekai moderno, como conhecemos hoje, se chama Isekai no Yuushi. Trata-se de uma novel escrita no ano de 1979 por Haruka Takachiho. O livro atualizou uma tradição quase milenar de histórias que exploravam o desconhecido.
A trama gira em torno do personagem Kazuto “Kirito” Kirigaya, um jovem que vai parar dentro de um RPG MMO com outros 10.000 jogadores. O problema? Quem morrer dentro essa interface também encontrará a morte do lado de fora dela.
Por essa razão, nós do Pixel Nerd separamos essa lista cronológica que inclui filmes, séries à parte e os episódios do anime original disponível na Netflix. Confira:
O projeto vai chegar aos cinemas do Japão em 30 de outubro de 2021, e além da data, o estúdio A-1 Pictures (Kaguya-sama: Love is War, Wotakoi: O Amor é Difícil para os Otakus), que cuida da produção, também divulgou um novo cartaz promocional (via ANN).
Se passa entre o final da segunda temporada e início da terceira. Embora filmes sejam geralmente originais, esse foi escrito pelo autor e tem desenvolvimentos e informações que complementam bastante o primeiro arco da história. Além disso é muito divertido, com uma quantidade absurda de ação e romance com o casal principal. Bastante recomendado.
O mundo e sua cultura vão sendo explorados pouco a pouco e em certo ponto começa uma guerra enorme no mundo virtual e no real, com IAs invadindo o mundo real também (não vou explicar como). Em suma é um arco bem grande que vai escalando no tamanho e consequência dos conflitos. A morte das pessoas daquele mundo é permanente. No caso do Kirito se ele morrer sua história naquele mundo acaba pra ele, porque como o tempo no mundo se passa 1000x mais rápido, quando, e se, ele conseguir voltar, muito tempo já vai ter passado. Em termos de jogo é como se você só tivesse uma chance para vencer, se você morrer “game over”.
Sword Art Online tem um sistema de arcos/sagas bem “esquisito”, e como já vi muita gente com duvidas sobre esse tópico resolvi fazer um post explicando um pouco sobre cada um dos arcos da Light Novel e Anime.
Se você quiser ler SAO, é melhor seguir a ordem de publicação do mangá e do romance leve. A ordem cronológica do mangá e do romance é a mesma, pois o mangá se adapta diretamente do romance com alguns bits originais.
Por essa razão, Kirito aliado a alguns amigos usará de suas habilidades por ter conhecimento da versão beta do videogame para derrotar inimigos e encontrar uma saída para fora do Sword Art Online.
Fizemos um reviews da adaptação para anime dessa saga, se quiser ver clique aqui. Ou leia um review compilado de todos os arcos adaptados no anime até agora clicando qui.
Considerada como a segunda parte da terceira temporada, essa fase foi vendida como a quarta temporada pelo estúdio e produtora. Confusões a parte, aqui é marcado o final do anime dando maior foco na grande batalha do Mundo Virtual X o Mundo Real.
Nesta nova fase da série, há um mistério – apesar de todos os bugs anteriores do jogo terem sido solucionados, há um assassino matando pessoas dentro do game. Por essa razão, veremos Kirito de volta ação preparado para a batalha, mas como já dito antes Sinon é o grande destaque da temporada.
Você deve primeiro assistir Sword Art Online de acordo com sua ordem de lançamento se não quiser pausar a série no meio da temporada para mudar para outra parcela. A ordem cronológica, no entanto, é boa para acompanhar a linha do tempo.