Qual a lei do estelionato? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O estelionato, previsto no art. 171, do CP, é um crime por meio do qual o agente, utilizando um meio fraudulento, engana a vítima, fazendo com que ela entregue espontaneamente uma vantagem, causando prejuízo à vítima.
Como um estelionatário age?
Isso porque em golpes de estelionato não há uso de força bruta: o golpe se apoia em artifícios e articulações para convencer a vítima a entregar algum bem por “vontade própria”, como por exemplo um imóvel, automóvel ou uma quantia em dinheiro.
O que é tentativa de estelionato?
O delito de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro, é legalmente definido como “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.”[1].
O que é estelionato tentado?
Estelionato tentado. ... - Quando o meio fraudulento empregado não é capaz de enganar a vítima, não há falar em prática do delito de estelionato, uma vez que os atos praticados foram mera- mente preparatórios.