A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.
A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.
Portanto a lógica é um ramo da Filosofia que cuida das regras do pensamento racional ou do modo de pensar de forma organizada. A aprendizagem da lógica não constitui um fim, mas, um meio. Ela só tem sentido enquanto meio para garantir que nosso pensamento chegue a conhecimentos verdadeiros.
A filosofia da ciência busca fundamentar os processos científicos por meio dos conceitos. Na esteira do que foi dito, a filosofia da ciência (mesmo a filosofia sendo uma espécie de “mãe” das ciências) busca a compreensão e o aprimoramento dos métodos e dos processos de validação científica.
Assim, indiscutível a influência que os valores exercem no âmbito da ciência do Direito, seja porque o homem por natureza valora tudo que o cerca, seja porque como o fim último do Direito é a justiça, este não pode ser concebido à base de uma ciência pura, isolando-o da realidade que o envolve.
Conceito de Ciência A ciência é um modo de conhecer fundamentado em um método, o método científico. ... O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.
O principal objetivo da ciência, e a construção de conhecimento e compreensão, tem o objetivo de explicar os fatos, observando e formulando hipóteses para explicar questões da humanidade que seguem sem uma resposta.
No sentido mais específico da palavra, a ciência é aquele tipo de conhecimento que busca compreender verdades ou leis naturais para explicar o funcionamento das coisas e do universo em geral.
Ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.
A ciência foi definida por Aristóteles como um “conhecimento demonstrativo”, um saber que pode ser demonstrado através de testes e ensaios. ... Mas não se trata de um conhecimento qualquer, ela busca compreender fatos e verdades, leis naturais da vida, para saber e explicar como o universo funciona.
A ciência busca sempre descobrir problemas novos, mais profundos e mais gerais (sujeitando suas respostas, sempre provisórias, a testes renovados e mais rigorosos). A ciência possui como principal função o aperfeiçoamento do conhecimento, possibilitando a substituição de conceitos anteriores por novos.
A função da ciência no mundo contemporâneo e auxiliar a manutenção da vida humana, bem como desenvolvimento da qualidade de vida. Esse é um dos pontos evidentes do papel da ciência. Antes da Revolução Científica, séculos atrás, a ciência era pouca desenvolvida.
A ciência contemporânea é a ciência da atualidade , ou seja , a contemporaneidade contempla o atual , dessa forma ,a ciência da atualidade leva em conta os fatos históricos que culminaram nas pesquisas e descobertas que temos hoje , como também faz uso dos recursos da atualidade como os mais avançados modos de cálculo ...
O papel da ciência na sociedade é difundir o conhecimento por meio dos estudos, sendo estes últimos responsáveis por trazer melhorias para sociedade, por meio de dados e resultados confiáveis e relevantes. ... Para atingir tal finalidade a ciência deve ser fundamentada de forma teórica e prática.
A religião protege a democracia. As sociedades ocidentais não são controladas fundamentalmente pela aplicação das leis, mas pelos cidadãos que voluntariamente obedecem às leis devido a suas normas internas de comportamento correto. ... A religião preserva a liberdade.
O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.
A produção científica é regida por algumas regras que disciplinam como deverão ser produzidos os trabalhos científicos. Em nossa área de atuação, qual seja, o direito, predomina o trabalho científico escrito, que se utiliza da linguagem científica verbal, em sua modalidade escrita.