Por isso, o melhor seria que houvesse, em uma determinada série, o estudo dos aspectos regionais, de modo que o aluno saiba como formou a população de seu Estado e de sua cidade, além da economia, da história, incluindo ainda conhecimentos de caráter natural, como clima, vegetação, relevo e hidrografia.
Neste estudo, não se tem a intenção de explorar tais aspectos, mas sim de afirmar que ao mencionar que parte-se para um estudo regional busca-se explorar uma pequena área, seja municipal ou estadual que permita compreender como o ensino religioso se consolidou e se efetiva em determinado território.
A História Regional, segundo o documento instituído pelo Governo Federal na época, constitui uma ferramenta metodológica importante para compreensão do mundo no qual o aluno está inserido.
Dessa forma, acredito que a História Regional e Local, se configura como um valioso instrumento metodológico para o professor de história, pois a abordagem de conteúdos voltados para o local e o regional possibilita a elaboração de um olhar diferenciado acerca do saber histórico, capaz de acusar uma visão critica entre ...
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. ... A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
Resposta: Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. ... Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo.
O plano de aula é importante pois explicita o que são os objetivos da aula, como serão atingidos e em quanto tempo. Ele funciona como uma guia que orienta o professor sobre seus objetivos e abre um leque de opções criativas a fim de alcançá-los.