Qual A Idade Para Tirar A Fralda?

Qual a idade para tirar a fralda

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o primeiro sinal de que é a hora certa de tirar a fralda é quando a criança começa a avisar que fez cocô ou xixi na fralda. Assim, a partir desse momento, os pais devem observar e anotar os hábitos da criança, principalmente o momento do dia que costuma fazer as necessidades, pois assim é possível iniciar o desfralde.

3. Criar uma rotina

Nos casos de sair de casa, como ir para a escolinha ou nos passeios que se vai fazer com a criança, deve-se levar e estimular a criança a usar o penico antes de sair de casa.

O momento de tirar a fralda do bebê é motivo de dúvida e preocupação para os pais. Saber a hora certa de começar o processo e não apressar nenhuma etapa costuma ser a chave para o sucesso dessa transição, que, para algumas crianças, pode ser complicada.

Para iniciar o desfralde, é importante fazer gradualmente por pelo menos 6 meses, iniciando a partir de 2 anos, conforme orientação do pediatra, retirando a fralda por algumas horas durante o dia, para que a criança se acostume aos poucos a não ter a fralda e para que os pais possam observar o comportamento da criança, entender os sinais de que a criança vai fazer as necessidades e estimular o uso do penico.

Sinais cognitivos

Sinais cognitivos

Durante o desfralde, algumas vezes a criança pode deixar escapar o xixi ou o cocô, sendo importante que os pais tenham paciência e persistência para ensinar e incentivar a criança a sinalizar que deseja fazer as necessidades ou usar o penico.

Na última semana, a blogueira Manuela Tasca, de 32 anos, do Yellow Baby, virou notícia depois de escrever um post sobre como seu filho Luca usou a privada pela primeira vez aos 5 meses de idade. A técnica usada por ela é chamada de Elimination Communication, ou EC. “O EC parte do princípio que o bebê, já desde o nascimento, sinaliza sua necessidade de urinar e defecar, e essa sinalização, quando percebida pelos cuidadores da criança, pode ser utilizada para levar a criança ao local adequado para isso, ou simplesmente retirar a fralda no momento”, escreveu Manuela em seu blog.

5 - Explique o processo

Para a pediatra Neuma Kormann, do Hospital Pequeno Príncipe (PR), apesar de não ser coercitivo, o EC cria um condicionamento não natural da criança. "Esse método acaba criando um reflexo, mas a criança não usa a maturidade emocional e fisiológica para compreender o que está fazendo", diz. "É preciso esperar que o sistema urinário esteja maduro para que o bebê consiga identificar e saber como agir quando houver um estímulo natural", reforça.

Nos casos em que o bebê faz todo o xixi ou cocô na cueca ou calcinha, deve-se falar calmamente com a criança, explicar que deve fazer xixi ou cocô no banheiro e trocar a cueca ou calcinha por uma nova, num tom de informação e não de bronca.

Além disso, o penico deve estar no banheiro, perto do vaso sanitário para estimular que a criança associe as necessidades ao ambiente do banheiro. Em alguns casos, os pais podem optar por usar o redutor de vaso sanitário, mas devem-se certificar de que a criança alcança o vaso sanitário, utilizando banquinho ou escadinha, e que se sinta segura e sem medo de cair no vaso. 

7. Não brigar com a criança

7. Não brigar com a criança

Vale lembrar ainda que, se a criança for forçada ao desfralde e fortemente reprimida quando ocorre um escape, ela pode começar a prender o xixi e o cocô por longos períodos de tempo. Esse tipo de hábito pode causar problemas de saúde, como infecção urinária e constipação intestinal.

Durante o desfralde noturno, é importante conversar com a criança, explicar que não vai dormir de fralda, e incentivar a chamar os pais quando quiser ir ao banheiro à noite.

No caso da criança resistir ao uso do penico ou redutor do vaso sanitário ou não pegar o jeito de uso em algumas semanas, pode indicar que ainda não esteja pronta para o desfralde, sendo recomendado não forçar o uso e esperar alguns meses para tentar novamente.

8. Levar roupas extras

Segundo a pediatra Wylma Maryko Hossaka, do Hospital Beneficência Portuguesa (SP), a maioria costuma estar preparada para tirar as fraldas do dia a partir dos 2 anos, mas pode ocorrer um pouco antes ou depois. Isso acontece porque os bebês costumam adquirir o controle dos esfíncteres, músculos responsáveis pela expulsão das fezes e urina, entre os 18 a 30 meses. “Tirar as fraldas durante a noite costuma ser mais demorado e as tentativas podem começar a partir dos 3 anos”, disse.

Além disso, o processo de desfralde da criança é demorado e deve-se seguir o ritmo da criança, sempre incentivando para que o bebê comece a aprender sem resistir e sem associar de forma negativa às últimas tentativas.

11. Entender que recaídas acontecem

É importante conversar com a criança e explicar o que é o penico e o vaso sanitário e para que servem, mostrando como se usa e dando o exemplo, como fazer as necessidades no vaso sanitário na frente da criança, mostrar o papel higiênico e a descarga, para que a criança entenda e se sinta motivada a seguir o exemplo dos pais.

Se a criança já iniciou o desfralde em casa, o mesmo deve ser comunicado aos profissionais da creche para manter e incentivar a nova aquisição e manter a aprendizagem coerente. Igualmente importante é explicar os sinais que a criança dá de que precisa de ir à casa de banho.

Para estimular o uso do penico, deve-se sentar a criança no penico inicialmente com roupas mesmo e aos poucos sugerir que se sentem sem as roupas, para que a criança vá se familiarizando com o penico. É importante se certificar de que os pés da criança estejam apoiados no chão de forma que se sinta confortável. É importante também usar termos simples e positivos que ajudam a estimular a criança a começar a usar o penico. 

Como tirar a fralda de um bebê de 2 anos?

Desfralde: 11 dicas para tirar a fralda da criança sem tanta...
  1. Observe o tempo da criança. “Comecei o desfralde quando minha filha tinha aproximadamente 2 anos. ...
  2. Explique a situação. ...
  3. Não repreenda. ...
  4. Avise na escola. ...
  5. Envolva todos ao redor. ...
  6. Aposte na regularidade. ...
  7. Deixe o momento divertido. ...
  8. Respeite a individualidade.
Mais itens...•27 de jul. de 2017

Quanto tempo leva o desfralde diurno?

QUANTO TEMPO LEVA O DESFRALDE DIURNO? Segundo os pediatras que consultei, é comum que o desfralde diurno leve de poucos dias a um ou dois meses. Mas é claro que isso pode variar de acordo com a criança. Observe o comportamento de seu filhote e, em caso de dúvidas, consulte o profissional!

O que fazer quando a criança não quer desfraldar?

O que pode ajudar: acidentes são normais, mas se eles não diminuem com o tempo, tente ficar mais atenta aos sinais da criança que mostram que ela precisa fazer xixi ou cocô; convide-a para ir em horários regulares e preste atenção se por acaso você dá à criança mais atenção (boa ou má) quando ela deixa escapar xixi do ...

É normal o bebê acordar com a fralda seca?

Porém, os bebés de mais de 9 meses é normal que comecem acordar com a fralda seca ou menos molhada, pois a hormona vasopressina (conhecida como a Hormona Anti Diurética), que é responsável de reduzir a urina durante a noite e pode começar produzir quantidades maiores com essa idade, embora o mais habitual é com 2 anos.

Como fazer Desfralde diurno?

Desfralde diurno x noturno Nesse processo, você deve deixá-la sem fralda durante o dia e só colocá-la antes de dormir. Já o noturno faz com que seu filho durma sem fralda. Para fazê-lo, recomendamos levar o pequeno ao penico ou vaso antes de dormir. A ideia é fortalecer o hábito de ir ao banheiro antes de se deitar.

Quando e como fazer o desfralde?

A Sociedade Brasileira de Pediatria indica que antes dos dois anos de idade, o corpo da criança ainda não tem maturidade suficiente para controlar as vontades de xixi e cocô, portanto é melhor que o desfralde seja iniciado após esta idade, para evitar frustrações familiares, a vergonha da criança e um crescimento ...

O que fazer quando a criança não quer trocar fralda?

Diálogo nunca é demais. Mesmo que seu filho ainda não entenda tudo o que você fala, converse com ele e explique por que a fralda precisa trocada naquele momento. Diga que não vai demorar muito e que logo ele vai poder voltar ao que estava fazendo. “Narrar” o passo a passo também pode ajudar.

Como desfraldar meu filho de 2 anos e 4 meses?

10 dicas para desfraldar seu filho!
  1. 1) Providencie o equipamento certo! ...
  2. 2) Deixe-os aprender pela imitação! ...
  3. 3) Ajude seus filhos a se acostumarem com o penico! ...
  4. 4) Crie uma estragégia para o desfraldamento. ...
  5. 5) Retire primeiro a fralda diurna. ...
  6. 6) Converse! ...
  7. 7) Facilite as coisas! ...
  8. 8) Leve-os ao banheiro com frequência!
Mais itens...•11 de nov. de 2013

Como deve ser feito o desfralde?

- Só depois de seu filho sair da fralda do dia, inicie o desfralde da noite. -Evite compartilhar outros problemas durante esta fase, como a separação dos pais, mudança de casa ou de escola, morte de algum parente próximo, chegada do irmãozinho. Espere o período passar, para só então dar início ao processo.

Porque bebê se esconde para fazer cocô?

Avisar que a fralda está suja, se esconder para fazer cocô e demonstrar incômodo com a fralda são indícios de que seu filho já está pronto para iniciar uma nova etapa do desenvolvimento: o uso do banheiro! Isso acontece por volta de 1 ano e 10 meses, mas varia muito de uma criança à outra.

É normal bebe de 2 meses acordar com a fralda seca?

Porém, os bebés de mais de 9 meses é normal que comecem acordar com a fralda seca ou menos molhada, pois a hormona vasopressina (conhecida como a Hormona Anti Diurética), que é responsável de reduzir a urina durante a noite e pode começar produzir quantidades maiores com essa idade, embora o mais habitual é com 2 anos.