Verificado por especialistas A principal função do lisossomo é a digestão intracelular, isto é, as organelas quebram partículas do exterior da célula ou até mesmo de dentro da própria célula e as digerem em seu interior. Desta forma, podemos dizer que os lisossomos participam do processo de autofagia.
Célula bacteriana. ...
Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção.
Os lisossomos (do grego lise, quebra, destruição) são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Com origem no aparelho de Golgi, os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes.
Dentro dessa organela há enzimas hidrolases que degradam componentes celulares vindos do meio extracelular, assim como componentes ou organelas presentes na própria células que estão em processo de reciclagem.
Os lisossomos são responsáveis pela digestão celular e é nele que ocorre o processo de autofagia.
Autofagia é quando os lisossomos, que são as organelas responsáveis pela digestão intracelular, digerem uma parte da própria célula. ... Na função autofágica, ele pode digerir, por exemplo, uma organela que não funciona mais, ou qualquer parte da célula que atrapalhe o seu metabolismo.
indivíduo que tem gastrite, por conta das secreções ácidas do estômago, e além disso, grande volumes de alimento podem levar a uma dilatação estomacal exacerbada e contribuir para o desenvolvimento de refluxo em pacientes com gastrite.