Uma vez ingerido, o betacaroteno é convertido em vitamina A de acordo com sua necessidade, ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. O betacaroteno desempenha um papel importante como antioxidante, eliminando os radicais livres.
O betacaroteno é um pigmento natural presente em diversos tipos de alimentos e faz parte de um grupo maior de nutrientes conhecidos como carotenoides. São pigmentos amarelo-alaranjados encontrados em frutas e vegetais, como por exemplo, cenoura, rúcula, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata-doce.
O betacaroteno apresenta uma estrutura formada por dois anéis hexa- gonais (não aromáticos), ligados através de uma longa cadeia, insolúvel em água e lipossolúveis (solúvel em gordura).
O licopeno, responsável pela cor vermelha do tomate tem 11 ligações e é capaz de absorver do ultravioleta ao vermelho. Os carotenos de cor amarela são denominados betacaroteno, os de cor verde, zetacarotenos e os de cor alaranjada, neurosporaxantina.
Os principais alimentos com betacaroteno são: cenoura, abóbora, mamão, manga, beterraba, espinafre e damasco.
Significado de Xantofila substantivo feminino [Botânica] Pigmento amarelo das células vegetais que acompanha a clorofila, sendo habitualmente oculto por ela.
Comer alimentos ricos em carotenoide, também presente na batata-doce, abóbora, beterraba, mamão papaia, manga, brócolis e espinafre, favorece um bronzeamento mais rápido. Estes alimentos devem ser consumidos em grandes quantidades (de 15 a 25mg por dia), o que equivale a duas cenouras e um mamão papaia.
Os carotenoides são encontrados em diversas frutas (onde se encontram mais biodisponíveis), legumes e verduras. O β- caroteno é o carotenoide mais abundante nos alimentos, sendo encontrado amplamente em cenouras e óleo de palma vermelho.
Uma molécula de beta-caroteno pode ser clivada por uma enzima intestinal específica em duas moléculas de vitamina A. Os alimentos ricos em beta-caroteno incluem as cenouras, os vegetais de folhas verde escuro e amarelas (por exemplo espinafres e brócolos), abóboras, alperces e melões.
Os carotenoides são precursores de grandes vitaminas, inclusive a vitamina A, conhecida quimicamente como retinol. Essa vitamina ajuda na manutenção dos olhos, em especial a retina. Evita problemas como a Xeroftalmia, caracterizadas pelos olhos secos que podem vir a causar lesões.
O todo-trans-beta-caroteno apresenta duas dessas estruturas, enquanto todos os demais carotenoides pró-vitamínicos A apresentam apenas uma. Deste modo, o beta-caroteno é o metabólito vegetal mais importante como fonte de vitamina A, podendo ser convertido, através da clivagem enzimática, em duas moléculas de retinol.
2Quando comemos esses frutos, o betacaroteno é convertido em vitamina A, na forma de retinol, e age como um antioxidante n as células, eliminando os nocivos radicais livres. 3O betacaroteno promove a absorção de vitamina A no corpo, convertendo-se em retinol.
Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Os vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes dessa vitamina porque contêm carotenóides, substância que no organismo será transformada em vitamina A.
A ausência da vitamina pode ocorrer pela falta de alimentos na dieta das pessoas. Essa carência de nutriente pode causar a famosa “cegueira noturna”, a qual, se não for tratada, pode provocar lesões na córnea e deixar a pessoa cega.
Dentre os inúmeros benefícios da Vitamina A estão a manutenção da saúde ocular, óssea e nervosa, o efeito antioxidante, o aumento da imunidade, e além disso, ela é eficaz no combate ao envelhecimento e prevenção de doenças cardiovasculares.
A vitamina A pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal....Fontes de vitamina A.