1882
Ácido oleico
Os sabões mais duros são os que possuem o sódio e são usados para limpeza comum. Para a obtenção de sabões mais moles, utiliza-se o hidróxido de potássio (KOH) no lugar do hidróxido de sódio (NaOH) na reação de saponificação.
Os óleos e gorduras são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas), de origem animal ou vegetal, formados pre- dominantemente por ésteres de triacilgliceróis, produtos resultantes da esterificação entre o glicerol e ácidos graxos (30).
OS OPOSTOS NÃO SE ATRAEM Ela sugere que a água é polar e o óleo é apolar e, dessa forma, por apresentarem essa diferença de polaridade, eles não se misturam. É fato que substâncias apolares e polares se dissolvem melhor entre si, mas essa não é uma regra generalizada.
O oleo é apolar devido a isso. ... Ja os oleos sao compostos por hidrocarbonetos. Nos hidrocarbonetos, as ligações carbono-carbono não formam polos, ja que possui a mesma eletronegatividade em cada um. Por isso é apolar.
Como a grande maioria sabe, ao colocarmos óleo na água, eles não se misturam. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, por ser menos denso que a água. ... Mas, na verdade, não é bem assim, porque as moléculas de óleo se atraem mais com as de água do que com as suas próprias moléculas.
Por que pode ter água no óleo do motor? Algumas das razões pelas quais o óleo do motor se mistura com o líquido de arrefecimento são: Uma junta do cabeçote quebrada / danificada. Lembre-se disso fica entre o bloco e a cabeça do cilindro.
É simples, ao verificar o nível de óleo do seu veículo, quando puxar a vareta medidora, ao invés do óleo vir escuro, quase negro, se ele vier esbranquiçado, e o que é pior, com umas “bolinhas”, que devem ser da água, pode saber que isso é um problema, provavelmente tem água misturada no óleo do seu carro.
A maneira mais fácil de identificar e evitar um vazamento de água no motor é observando sempre a conservação das mangueiras no seu veículo. Para verificar, basta ligar o motor e analisar se há formação de bolha ao longo da mangueira.
Calço hidráulico Acontece quando a água entra pelo escapamento do veículo e consegue alcançar o motor. ... Podem acontecer outros danos ao motor quando houver compressão da água por parte dos pistões, como a quebra da biela, afetando o movimento do virabrequim e provocando o travamento do sistema.
A válvula pode ter sido removida ou se encontra travada na posição totalmente aberta. – O marcador de temperatura está se elevando além do normal e não há circulação de água pela mangueira onde a válvula está instalada? A válvula pode estar travada na posição totalmente fechada.
QUANDO TROCAR A BOMBA DE ÁGUA? A bomba de água é uma peça com grande durabilidade, ultrapassando frequentemente os 100 mil km. Essa peça só precisa ser substituída em caso de necessidade e nunca preventivamente. Verifique a condição da bomba a cada 40 mil km.
Num carro com injeção eletrônica, a válvula termostática travada aberta obrigaria o sistema a enriquecer a mistura ar-combustível e isso acarretará em falhas, bem como consumo elevado e alto índice de emissão de poluentes. Se ficar fechada, então, ocorre o contrário. ... Existem dois tipos de válvula termostática.
Após atingir uma temperatura mínima, a válvula termostática vai se abrindo gradativamente, permitindo a troca de fluídos entre o radiador (mais frio) e o bloco do motor (mais quente). O resultado dessa mistura é um líquido a uma temperatura constante e controlada no bloco do motor.
No caso de defeito da válvula termostática, é ocasionado pelo travamento da válvula fechada. Essa situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas pelo motor, bloqueando a ligação do circuito do radiador. Com isso, o motor vai elevando a temperatura gradativamente até chegar ao ponto de superaquecer.
A partir do momento em que essa temperatura chega a números entre 80° e 90° célsius a válvula começa a abrir empurrando a haste do cilindro que contém a cera. Quando a temperatura chega entre 93° e 103° célsius ela já está totalmente aberta permitindo totalmente a passagem do líquido para o radiador.
Retirar válvula termostática não é bom! Para se evitar um problema como esse, de superaquecimento por causa da válvula termostática, alguns “mecânicos” recomendam a retirada do dispositivo para que haja um fluxo de água constante entre motor e radiador.