EQST

Qual A Diferença Entre Um Rel Um Contator?

Qual a diferença entre um relé é um contator?

Os relés são geralmente usados em circuitos de controle elétrico para ampliar a capacidade de contato de micro ou pequenos relés para acionar cargas maiores, como você pode usar o ponto de contato do relé para conectar ou desconectar a bobina do contator.

O que é relé contator?

O contator é um dispositivo eletromecânico (assim como um relé) que permite o acionamento de cargas a partir da polarização de uma bobina. Dessa forma, é possível realizar o acionamento de cargas trifásicas a partir de um acionamento monofásico, realizando a comutação de sinais completamente isolados entre si.

O que é contator de ar condicionado?

A Chave Contatora é um dispositivo eletromecânico que permite efetuar o controle de cargas num circuito de potência, através de um circuito de comando.

Qual a principal diferença quanto ao acionamento das relés e Contatoras?

Resumindo o funcionamento de um contator, podemos dizer que os contatores são conjuntos de contatos acionados por um eletroímã! ... Porém, os contatores se distinguem dos relés por possuírem conjuntos separados de contatos, além dos contatos de um contator suportarem correntes muito maiores do que os relés.

Qual é a função de um contator?

O contator é um importante dispositivo utilizado para controlar cargas em um circuito de potência. São utilizados em larga escala nas aplicações industriais e prediais, possibilitando realizar partida direta em motores trifásicos e podem ser arranjados para constituir também as indiretas.

Quais os principais elementos construtivos de um contator?

Os principais elementos construtivos de um contactor são:
  • Contato Principal;
  • Contato Auxiliar;
  • Sistema de Acionamento;
  • Carcaça;
  • Acessórios.

O que é relé e qual sua função?

Os relés basicamente são dispositivos elétricos que tem como função produzir modificações súbitas, porém predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída.

Qual o tipo de acionamento do contator?

O uso de contactores possibilita o acionamento de cargas trifásicas a partir de um sinal monofásico, que estará conectado à bobina. A tensão que aciona as bobinas de um contator pode ser bem pequena como por exemplo, uma de 12V.

Quanto ao acionamento Os contatores de CA Diferenciam-se dos contatores de CC?

Contator: Classificação Além dos tipos de contatores, podemos diferenciá-los também pela sua classificação, que depende do tipo da carga que vai ser acionada, se é corrente contínua (C.C.) ou corrente alternada (C.A.).

Para que serve o contator tripolar?

Trata-se de uma solução eletromecânica que possibilita o controle de cargas dentro de um determinado circuito de potência para múltiplas fases, funcionando também para realizar o desligamento de uma carga quando ocorrer falta de fase.

Qual é a função do contator elétrico?

Esse dispositivo tem como uma das principais funções em um ambiente industrial acionar e proteger motores elétricos e eletromecânicos, permitindo a comutação de correntes elevadas que podem ser acionadas por botões ou controle remoto.

Quais são as principais características de um contator?

Braga, o Contator “é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. ... Sendo assim, um Contator controla correntes intensas com duas características principais: alta velocidade de fechamento e abertura dos contatos; grande superfície dos contatos.

Qual é a função dos contatos principais de um contator?

O Contator é um dispositivo industrial bastante utilizado em motores elétricos e eletromecânicos com duas funções primordiais: acionamento ou proteção. Ele permite a comutação de correntes elevadas que podem ser acionadas por botões ou controles remotos.

Qual é a função de um relé?

Os relés automotivos são programados para abrir e fechar uma corrente elétrica, permitindo ou bloqueando a passagem do fluxo de eletricidade. Seu acionamento acontece quando uma bobina é estimulada por meio elétrico.

Qual a função do relé térmico?

Relés térmicos de sobrecarga são dispositivos eletromecânicos, baratos, de proteção para o circuito à rede elétrica. Oferecem proteção confiável para motores em caso de sobrecarga ou falha de fase. O relé térmico de sobrecarga pode, em conjunto com contatores, compor uma solução compacta para a partida de motores.