Na hora de contratar um plano de celular, as duas opções de pacotes mais comuns são os planos pré-pago e pós-pago. A seguir, vamos apresentar um guia completo explicando essas duas opções e quais as vantagens de cada uma. Te ajudando a definir qual delas está mais de acordo com suas necessidades. Confira!
Mas, em resumo, podemos definir um plano pré-pago como aquele em que é necessário comprar crédito para ser possível efetuar ações. Os planos pós são os que permitem acesso a internet e ligações sem limites. E, por fim, o plano controle é aquele acesso expandido por um preço fixo.
Entender qual categoria de plano de celular melhor atende às suas necessidades é útil antes de tomar uma decisão. Isso porque cada categoria oferece diferentes benefícios e vantagens.
Um plano conjunto — também conhecido como plano família — é uma categoria mais próxima do pós-pago e muitas vezes acima dele. A grande diferença desse plano é que seus valores e pacotes costumam ser maiores, e você pode adicionar dependentes à sua conta, compartilhando a internet, ligações e os outros benefícios do plano.
Imagine, por exemplo, que esteja no meio de uma ligação muito importante de trabalho, quase fechando uma venda, ou que esteja perdido em algum lugar e precise da internet para se localizar ou pedir ajuda.
Os telefones celulares pré-pagos são fáceis de entender. Basta adquirir um chip e se cadastrar antes de selecionar um dos pacotes disponíveis. Novas cobranças podem ser feitas cada vez que um plano diferente é selecionado.
Como dito, uma das principais vantagens do plano pós-pago é contar com a segurança de que seu pacote será renovado todos os meses — desde que as faturas sejam pagas corretamente. Com isso, você não precisa ficar se preocupando em recarregar seu chip.
Apesar da liberdade do pré-pago em recarregar quando quiser, os pacotes duram menos tempo, pois o consumo por minuto ou Mb de dados são maiores e mais limitados. No pós-pago, você tem pacotes maiores e os preços cobrados por minuto são bem menores.
A principal característica do plano pós-pago é que o pagamento dos serviços é feito após o uso. Ou seja, primeiro você utiliza os serviços de voz e de dados e, na data acordada, são feitos os cálculos de consumo para definição do valor a ser pago.
Apenas tenha em mente que será preciso ficar atento ao consumo para não acabar passando por alguma situação desagradável. Sabendo controlar o quanto usa de cada serviço e as datas de recarga, tudo fica mais fácil.
Você sabe quais são as diferenças entre os planos pós-pago e pré-pago de telefonia celular? Conhecer os detalhes de cada um pode ajudar a economizar um bom dinheiro no final do mês, sem prejudicar as suas necessidades de comunicação do dia a dia.
Além dos planos pré-pago e pós-pago, é possível encontrar outras assinaturas que podem se encaixar melhor às suas necessidades. Confira!
Ao usar um plano pós-pago, as cobranças adicionais não são aplicadas desde que o limite do plano seja atingido. Uma vez pago, os usuários ainda podem se comunicar e não são bloqueados.
O principal benefício do pré-pago é ter o controle dos gastos com o celular. Assim, fica mais fácil estabelecer um limite que não afete o orçamento mensal. Basta adquirir os créditos e utilizá-los até que acabem. Sem surpresas no final do mês.
O plano controle costuma ser um meio termo entre os pacotes pré-pago e pós-pago. Seus preços são menores do que os planos pós e você tem a segurança da renovação automática, diferentemente do modelo pré.
A própria forma como o pré-pago funciona faz com que os recursos tenham uma certa limitação. A primeira delas está atrelada aos créditos disponíveis. A partir do momento em que não houver mais saldo, não é mais possível realizar ligações, acessar a internet ou mesmo enviar um SMS.
Antes de contratar um plano de celular, os usuários precisam entender qual a diferença entre planos pré, pós e controle, afinal cada um deles apresenta características e preços variados.
Como o aplicativo não está conectado à internet, mensagens de texto ou chamadas telefônicas, funciona bem para pessoas que não usam a internet, não enviam mensagens de texto ou fazem chamadas telefônicas regulares. Além disso, é ótimo para o orçamento e controle de despesas.
Isso porque, os preços do minuto ou internet são bem menores, se comparados ao pré-pago. Na maioria das vezes, as ligações são ilimitadas e o pacote de dados bem alto. Sendo possível utilizá-lo o mês todo.
Com ele, você poderá fazer chamadas à vontade e navegar sem se preocupar com o fim do pacote de dados. Quem opta por essa modalidade de plano está em busca de tranquilidade e não se importa com o quanto pagará por isso, em um primeiro momento.
O plano pré-pago é a forma mais barata de se manter comunicável pelo celular. Os gastos vão sendo controlados na medida em que os créditos são adquiridos e, assim, cada pessoa consegue definir qual é a melhor periodicidade e valores.
O pré-pago é melhor para quem navega na internet via Wi-Fi a maior parte do dia e não faz muitas ligações ou mensagens de texto. Também é ideal para quem quer apenas testar a qualidade de suas operadoras antes de contratar um plano.