Qual A Diferença Entre Lavandula Officinalis E Lavandula Angustifolia?
officinalis ou simplesmente Lavanda fêmea, é utilizada para fins medicinais. Ela possui um aroma mais delicado e os galhos são únicos. Os arbustos da Lavandula angustifolia são mais baixos e arredondados, crescendo em altitudes mais elevadas (como podemos ver na imagem, a partir de 500m).
A principal diferença entre o lavandin e a lavanda parece estar mesmo nas suas características físicas. Um caráter mais rústico e resistente faz com que o óleo essencial da primeira possa ser extraído com maior abundância, além de apresentar-se mais encorpado e com perfume bem mais exuberante.
Sobre
A Lavandula angustifolia, também chamada de lavanda francesa por ser muito abundante na região de Provence produz um óleo essencial com propriedades terapêuticas sedativas pelo seu elevado conteúdo em linalol e linalila. Por isso é recomendado seu uso como aromatizante quando você se sente agitada, nervosa (pois ela acalma o sistema nervoso central).
Agora chegamos no ponto que queríamos e você vai entender o porquê das apresentações desses dois tipos de lavanda. Precisávamos explicar ambas as espécies para vocês entenderem um pouco mais sobre o lavandin.
A Essência Via Aroma Lavanda Francesa possui um aroma relaxante e sofisticado, trazendo ao ambiente sensação de harmonia com toque requintado. Suas notas criam uma atmosfera pacífica, segura e de amor ao ambiente. Ideal para ambientes de convivência pois possuem propriedades antissépticas e que equilibram as emoções.
Para que serve a lavanda francesa?
Você já ouviu falar ou sabe que o carvão não é apenas um produto fazerpara churrasco? Atualmente ele também é utilizado na formulação de sabonete, creme hidratante, pasta de dente,
Já a outra lavanda, que se cultiva aqui no Brasil, a Lavandula dentata, tem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central.
Propriedades Lavandula angustifolia
A Lavanda ou Lavandula é o gênero de plantas com flores que pertencem à família de hortelã, e são apreciadas pelo cheiro (e cores) de suas flores. … Em contrapartida o Lavandin tem menos poderes curativos que a verdadeira lavanda. Por tudo isso ela é largamente usada em sabonetes e perfumes.
Relaxante, alivia dores musculares principalmente causadas por tensão. É antisséptico, anti-inflamatório e cicatrizante. Indicado para acne, eczema, assaduras e queimaduras em geral e em picadas de insetos.
Devido a muitas solicitações por parte de nossos clientes, recentemente o Cantinho das Essências adicionou em seu catálogo de produtos os queridos óleos essenciais, os quais possuem muitas funções terapêuticas
Como sedativo, esse aroma pertence ao elemento ar e tem uma ação calmante que atinge profundamente quem faz uso dele. Seu efeito calmante é propício em problemas de sono (o adormecer, a insônia, pesadelos), em casos de agitação nervosa (em situações traumáticas pessoais, por exemplo) ou em situações que se requeira maior tranquilidade para a tomada de decisões.
O setor de cosméticos talvez seja o que mais se beneficia com a capacidade da lavanda e do lavandin (à parte as suas diferenças) de conferir um perfume às composições, em especial aos sabonetes, shampoos, sabonetes líquidos, hidratantes, e onde quer que se deseje conferir um perfume inconfundível.
A diferença da alfazema para as demais lavandas é o fato de apresentar um odor parecido com cânfora sendo, por isso, mais forte do que as outras. O nome lavanda provém do latim, do termo Lavandus, que tem o significado de lavar e, por esse mesmo motivo, está ligado à limpeza.
Arquivo
E sim, a Lavanda e o Lavandin não são a mesma coisa e eles tem sim suas diferenças. Ambos pertencem ao gênero Lavandula da família Asteraceae que também fazem parte de outras plantas como a menta, o orégano e o alecrim. Apesar de serem muito semelhantes e suas diferenças passarem quase que despercebidas, eles apresentam diferenças em sua aparência e funcionalidade.
Como pudemos perceber até aqui, a lavanda e o lavandin possuem mais semelhanças do que diferenças entre elas. Um exemplo disso é a capacidade que ambas possuem de acelerar o processo de cicatrização de pequenos cortes e ferimentos apenas com a aplicação diária do seu óleo essencial sobre o trauma.
Por meio da inalação, massagens, banhos, entre outra técnicas, é possível, de acordo com os especialistas, estimular determinadas regiões do cérebro ligadas à dor, memória, emoções, entre outras.
AGREGADORES
Resumidamente, a família das lavandas é imensa. Aqui citamos apenas as mais conhecidas, mas existe uma variedade enorme dentre suas espécies. Elas basicamente se diferenciam em suas ramificações dos galhos, aromas, cores e também no tipo de terreno que crescem. No geral, a aparência pode modificar um pouquinho, mas todas formam lindos campos de lavanda e encantam com o seu perfume.
? Lavandim: também possui os ativos antidepressivos e relaxantes, mas em uma concentração um pouco menor do que na espécie da Lavanda. Além disso, traz em sua composição a Cânfora, que permite o seu uso em questões respiratórias. Também possui ativos anti-bacterianos e anti-fúngicos.
Qual a diferença entre lavanda e lavanda francesa?
A Lavanda francesa de nome científico Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis, é o mais consumido no mundo, tem ação direta no sistema nervoso, proporcionando melhora no sono e ação relaxante. ... A Lavanda brasileira de nome científico Lavandula dentata, não tem efeito sedativo, e sim efeito estimulante.
Para que serve a lavanda Officinalis?
O óleo essencial de lavanda é indicado para insônia, para combater o estresse, ansiedade e depressão. Sua composição rica em Acetato de Linalina e Linalol, faz com que ele atue no sistema nervoso como um sedativo e por isso ele é indicado para insônia, estress, ansiedade e depressão.
O que significa lavandin?
O Lavandin é uma planta híbrida, resultado do cruzamento da lavanda original com a lavanda-espiga, por este motivo, ela apresenta uma variedade de formas. O Lavandin é cultivado em grande escala. Ele é cultivado principalmente na bacia do Mediterrâneo.
Qual a diferença entre o óleo essencial de lavanda e Lavandim?
A verdadeira lavanda (Lavandula officinalis) é o tipo que se usa para fins medicinais. Seu aroma é mais delicado e seus galhos são únicos, enquanto os outros tipos de lavanda se ramificam. ... Os arbustos resultantes (lavandin) apresentam flores de coloração azul-escura, maiores que as da Lavanda e extremamente perfumadas.
Para que serve o óleo essencial de lavanda francesa?
O Óleo Essencial Natural de Lavanda Francesa da BioEssência é um excelente cicatrizador e regenerador de tecidos, sendo muito útil em queimaduras, cortes, acnes e picadas de insetos. É o óleo mais usado na aromaterapia por ser versátil. ... É um dos únicos óleos adequados para crianças, aliviando cólicas e infecções.
Qual o melhor tipo de lavanda?
Como escolher minha muda de Lavanda? Quais as melhores espécies? As mais bem adaptadas ao Brasil e, portanto, melhores escolhas na hora da compra são a Lavandula Canariensis e a Lavandula Dentata. A Lavandula Angustifolia e a Lavandula Stoechas também são belíssimas opções.
Quais os tipos de óleo essencial de lavanda?
A dermatologista ressalta que existem diversos tipos de lavanda e que, no Brasil, encontramos óleos de dois tipos de lavanda: a brasileira (dentata) e a francesa (angustifolia). “Esta última produz o óleo essencial mais ativo. E cada espécie traz um benefício diferente.
Para que serve a lavanda na medicina?
A lavanda (Lavandula angustifolia) é uma planta medicinal muito popular no mundo inteiro. Inclui as espécies Lavandula officinalis, Lavandula vera e Lavandula viridis. Pertence à família Lamiaceae. A planta é um sedativo natural que pode ajudar com ansiedade, estresse, tensão, cansaço, irritabilidade e insônia.
Como usar lavandin?
- Suave sedativo, repelente de insetos, analgésico e cicatrizante. Use o óleo essencial de Lavandin sempre diluído seja em óleos vegetais, extratos oleosos, banhos, massagens, compressas, inalações, escalda-pés, aromatizadores de ambiente, difusores elétricos ou aromatizador pessoal.
Como usar óleo essencial lavandin?
Para usar o óleo essencial de lavanda e obter seus benefícios, você pode utilizar um aromatizador pessoal. Outra opção é pingar algumas gotas na fronha do travesseiro, espalhar de 10 a 12 gotas de óleo essencial no ar de casa – ou qualquer outro ambiente – ou adicionar de cinco a seis gotas em seu banho relaxante.
Qual a diferença de alfazema e lavanda?
A alfazema (Lavandula latifólia) é uma das várias espécies de lavandas que existem, com um cheirinho de cânfora um pouco mais forte, que a difere das demais lavandas. As lavandas em geral são plantas mediterrâneas com flores espigadas nas cores azuis, roxo e violeta.
Como usar óleo essencial de lavanda francesa?
Para usar o óleo essencial de lavanda e obter seus benefícios, você pode utilizar um aromatizador pessoal. Outra opção é pingar algumas gotas na fronha do travesseiro, espalhar de 10 a 12 gotas de óleo essencial no ar de casa – ou qualquer outro ambiente – ou adicionar de cinco a seis gotas em seu banho relaxante.
Para que serve o óleo essencial de lavanda?
O óleo essencial de lavanda é um dos óleos essenciais mais usados por conta de sua delicadeza e por não ser irritante para a pele. ... Por exemplo, o óleo essencial de lavanda acalma os nervos, relaxa os músculos, é antidepressivo, antitensão muscular, facilita o sono, é antisséptico e antibacteriano e promove a digestão.
Qual tipo de terra para plantar lavanda?
O solo para cultivar lavanda deve ser leve, bem drenado, moderadamente fértil e com pH entre 6,5 e 7,5. Solos calcários são os mais indicados, por serem ricos em nutrientes e estimularem o crescimento radicular da planta.
Quais são os benefícios do óleo essencial de lavanda?
Lavanda ajuda a acalmar, faz bem para pele, cabelo, entre outros benefícios
Aromaterapia.
Reduz efeitos colaterais do tratamento contra o câncer.
Ajuda a dormir.
Faz bem para pele e cabelo.
Trata dor de cabeça.
Como é feito óleo essencial de lavanda?
O que é o Óleo Essencial de Lavanda? É o óleo natural produzido por cada planta de Lavanda a partir da captação da energia do sol, que transforma as substâncias minerais absorvidas do solo e açúcares resultantes da fotossíntese em um óleo riquíssimo em essências aromáticas e terapêuticas.