Fernando Gil estabelece a diferença entre convicção e crença. A convicção supõe uma construção cognitiva. ... Mas, a convicção é, por definição, a crença no verdadeiro. Não pode ser crença no falso: isso constituiria uma contradição insanável.
1. Tem certeza. Pergunta que sugere hesitação, dúvidas, que quer uma confirmação exata.
Ela vem de CERTANUS, de CERTUS, “seguro, garantido, determinado”, originalmente uma variante de CERNERE, “distinguir, decidir”, literalmente “peneirar, separar”.
Quem tem uma certeza está convencido de que sabe algo sem possibilidade de se enganar. No entanto, a certeza não implica veracidade ou exactidão. Na prática, uma pessoa pode afirmar que tem uma certeza, mas a informação pode ser falsa ou errada.
"certeza" é substantivo. Tanto que pode ser colocado um artigo antes: "a certeza". Só que geralmente ela é usada depois da preposição "com"; nesse caso vira uma locução adverbial "com certeza" (junção dessas duas palavras dando valor de advérbio).
substantivo feminino Segurança plena, total; convicção: tenho a certeza de que ele vencerá.
Todos sabem que o verbo está no futuro do presente do modo indicativo. Ora, modo indicativo exprime "certeza", "positividade" de acontecimento, de ações, fatos, etc.
substantivo feminino plural Saudades. Expressão utilizada para designar que se sente a falta de alguém: diga que mandei saudades.
substantivo feminino Aspecto físico próprio dos objetos e seres, como resultado da configuração de suas partes; feitio: a forma de um armário.