As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano. ... Já um país é uma designação geográfica que normalmente coincide com um Estado, mas existem estados e nações sem países, como os Cavaleiros de Malta (Estado sem país) e os ciganos (nação sem país), respectivamente.
Um povo é um grupo de pessoas que possuem certas caraterísticas culturais em comum. ... Já a nação é um termo normalmente usado para definir a população que possui origens e culturas em comum. É importante ressaltar que a nação inclui as etnias e os povos, mas também as questões políticas do Estado.
A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios. Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais.
A diferença entre raça e etnia é que “etnia” determina as características de um grupo por seus aspectos socioculturais. Já a “raça” seria definida por critérios físicos ou biológicos para diferenciar os indivíduos. ... Enquanto isso, a etnia refere-se à fatores sociais e culturais, como tradições e linguagem.